ice block on fire

Temperatura é um termo que usamos quase que diariamente sem nos conscientizarmos das correlações físicas. Mas como é definido o termo temperatura?

Todo mundo percebe a temperatura em seu ambiente de forma puramente subjetiva. Estar com muito calor ou muito frio, é uma sensação que pode ser diferente de pessoa para pessoa, porque nem todo mundo sente o frio na mesma velocidade. O termo temperatura, ou melhor, a condição da temperatura é o que influencia (entre outras coisas) nosso estado de espírito, por isso esse termo é comentado diariamente quando discutimos da previsão do tempo com amigos, conhecidos ou colegas.

Temperatura

Com o termo temperatura (do grego ‘thermis’ = quente), um estado térmico específico de um corpo é descrito. O calor é uma medida da energia de um corpo, que é gerada pelo movimento aleatório de seus átomos ou moléculas no interior do corpo. Nesse caso, a temperatura é a magnitude de um estado que estabelece o conteúdo de energia associado a outras quantidades físicas (massa, capacidade de calor).

Unidade de temperatura

A unidade de temperatura é o Kelvin. Na temperatura de 0 K, todos os átomos ou moléculas de um corpo estão em repouso – todo movimento dentro do corpo está congelado. Este descreve então, o estado do ponto zero absoluto. A escala de temperatura Celsius, mais comum para nós, define o ponto zero como o ponto de congelamento da água, uma vez que essa condição pode ser reproduzida sem grande esforço técnico.

Medição de temperatura

Diferentes propriedades físicas são diretamente dependentes da temperatura e, portanto, são usadas para medição de temperatura, como, por exemplo:

  • a dependência da expansão pela temperatura
  • a mudança na resistência elétrica com a temperatura
  • geração de tensão dependendo da temperatura
  • flutuações de frequência dependentes da temperatura
  • mudanças no comprimento de onda da radiação de um corpo, dependendo da temperatura

 

Nota
Informações sobre nossos instrumentos de medição de temperatura podem ser encontradas no site da WIKA.



Deixe uma resposta