Os sistemas de bombeamento em uma usina de energia usam uma porcentagem significativa da energia de uma instalação. Para economizar dinheiro, melhorar a eficiência e prolongar a vida útil das máquinas, uma estação de energia deve monitorar constantemente o fluxo, a pressão e a temperatura em sistemas de bombeamento industriais. Aqui entram em ação instrumentos como o transmissor de pressão.
As bombas são componentes críticos em todos os tipos de usinas de energia – turbina a gás de ciclo combinado (CCGT), carvão e hidrelétrica. Em uma planta CCGT típica, pode haver de 20 a 30 bombas de médio a grande porte. Se uma função crítica de bombeamento for perdida, a unidade provavelmente terá que ser desligada. As bombas são tão importantes que muitas vezes há instalações duplex e até triplex como backups em aplicativos críticos, prontos para serem alternados a qualquer momento. Essas peças vitais de equipamentos caros exigem monitoramento constante para evitar danos e tempo de inatividade. Uma maneira fácil e econômica de monitorar bombas industriais é instalar sensores e transmissores – investimentos relativamente modestos – em pontos críticos. Por exemplo, gastar algumas centenas de dólares em instrumentos de medição pode proteger uma bomba muito cara de danos graves causados pelo funcionamento a seco ou outras situações.
Monitoramento de sistemas de bombeamento para segurança, desempenho e economia
A WIKA projeta e fabrica uma variedade de sensores, transdutores e transmissores para monitorar pressão, fluxo e temperatura. Aqui está uma visão geral dos pontos de medição críticos e como os instrumentos da WIKA protegem as bombas industriais: Pressão no lado da sucção, para evitar cavitação.
Cavitação é a geração de bolhas de vapor que ocorre em líquidos de alta velocidade. Quando essas bolhas entram em colapso, o resultado são picos de pressão. A cavitação também pode ocorrer se a pressão local cair abaixo da pressão de vapor do líquido e subir acima dela. Para evitar esta condição, o ajuste da possível cabeça de sucção disponível deve ser maior do que a possível cabeça de sucção necessária.
O monitoramento da cabeça de sucção (pressão em termos de coluna d’água) pode ajudar a identificar problemas que danificam as bombas. O transmissor de pressão S-20 possui um sensor piezoelétrico e tecnologia de filme fino, tornando-o altamente resistente a picos de pressão e vibração. Possui uma célula de medição totalmente soldada em aço inoxidável e não necessita de vedação suave. Uma variedade de conexões de processo elétrico disponíveis atendem aos requisitos de quase todas as aplicações.
Para escolher um modelo ideal, pense primeiro nas necessidades do seu projeto. Por exemplo, o modelo S-20 é um transmissor de pressão projetado e fabricado pela WIKA que tem características que se adequam a aplicações críticas. Com ele você atende requisitos para medições de baixa, média e alta complexidade. Com a aquisição de um transmissor de pressão S-20 você garante ótima exatidão, conta com um design robusto que auxilia no uso cotidiano e a enorme gama de variações abre possibilidades para a utilização em ampla variedade de aplicações.
O transmissor de pressão S-20 oferece faixas de medição variadas, onde nas unidades mais comuns contamos com faixas entre 0 … 0,4 bar e 0 … 1.600 bar. Sendo que estas podem ser combinadas com todos os principais parâmetros da indústria: sinais de saída, conexões ao processo e conexões elétricas. O design torna este tipo de transmissor de pressão um produto de alta qualidade, que não é afetado mesmo em condições ambientais adversas. Ou seja, ainda que encontremos temperaturas baixas, choques extremos, vibrações ou com substâncias agressivas, este modelo é capaz de atender a todos os requisitos necessários com excelência. Sendo um instrumento crucial e relativamente básico, é possível encontrar todas as variações descritas no catálogo mediante consulta prévia. Para necessidades urgentes e aplicações especiais que exijam algum tipo de personalização, basta entrar em contato com um de nossos especialistas de produtos.
Fale com especialistas em instrumentação industrial
A versatilidade de um transmissor de pressão realmente impressiona. E a WIKA trabalha com linhas industriais para fins diversos, desde o uso em caldeiras, autoclaves, sistemas de refrigeração, máquinas e equipamentos agrícolas, até transmissores de pressão para controle de nível em tanques de armazenamento. Procure um de nossos especialistas para mais informações sobre o uso de transmissores na medição de pressão. Além da rápida disponibilidade, calibração de instrumentos e análise de processos, você terá um bom custo-benefício. Acesse o nosso site para informações sobre os serviços e equipamentos oferecidos pela WIKA. Sensor ou transmissor de pressão, é com a WIKA do Brasil!