Os transmissores de pressão são instrumentos versáteis e tem o seu uso amplamente difundido dentro da indústria. São encontrados como parte acessória de máquinas e equipamentos ou mesmo como elemento de subprocesso no interior de plantas químicas de grande porte. Por se tratarem de equipamentos básicos, porém extremamente eficientes, algumas informações não podem passar batidas, como características, funcionalidade e benefícios gerais de uso. Os modelos certos de transmissores de pressão podem oferecer a solução que você procura para o seu projeto!
Características dos transmissores de pressão
A principal característica desta categoria de instrumentos está ligada à sua aplicação prática, logo, este é um elemento secundário que visa conectar elementos e trazer para perto parâmetros como segurança e confiabilidade. Para ficar exemplificado, um modelo de transmissor de pressão que atende a todos os requisitos necessários para trabalhar nessas condições é o S-20, da WIKA. Já que o seu design robusto garante a qualidade dos resultados mesmo em contextos de aplicação mais críticos. Outro aspecto importante dos transmissores de pressão eletrônicos é que eles trazem consigo parâmetros construtivos confiáveis, como; exatidão, repetibilidade, proteção do invólucro, imunidade a interferências eletromagnéticas e sinais elétricos padronizados ao ambiente industrial. Além disso, a calibração é feita por meio de software dedicado, dessa forma podemos refazer facilmente os ajustes necessários. Em relação aos materiais, é comum para transmissores de pressão o uso do aço inox 316. Isso significa que, além de robusto, este tipo de instrumento é bastante resistente ao tempo e às condições de aplicação, que podem ser básicas ou severas. As aplicações de alta pressão são extremamente desgastantes para a instrumentação de medição e pode ser difícil encontrar sensores que possam suportar a tensão enquanto permanecem altamente responsivos. Os instrumentos eletrônicos de pressão da WIKA resolvem o problema. Alguns medidores mecânicos, como aqueles com tubo Bourdon em forma de espiral (em vez de tubo em C), são capazes de suportar altas pressões e podem fornecer medições precisas, especialmente para indicação local ou como um instrumento redundante. No entanto, para captura de dados e melhor controle, o processo exige sensores eletrônicos de pressão.
Benefícios dos transmissores de pressão
Os transmissores de pressão são acessórios capazes de oferecer ao seu projeto muitos benefícios, a depender do modelo escolhido. Mas de modo geral, algumas das vantagens de se escolher bons transmissores de pressão são:
- Automação de processos complexos na indústria
- Suportar até 100ºC de temperatura, sendo que versões com torre de resfriamento aumentam essa faixa para até 200ºC;
- Alta exatidão e boa adaptabilidade aos diversos sistemas de controle;
- Vida útil de milhões de ciclos (levando em consideração as condições ideais de aplicação);
- Calibração facilitada (o próprio fornecedor oferece os serviços, seguindo as normas regulamentadores nacionais e internacionais).
Preparar a planta para as novas tecnologias digitais da indústria 4.0
Fale com especialistas em instrumentação industrial
A versatilidade dos transmissores de pressão realmente impressiona, e a WIKA trabalha com linhas industriais para fins diversos. Sempre levando em consideração todos as aplicações, desde condições severas das indústrias petroquímicas até aplicações em máquinas industriais. Procure um de nossos especialistas para mais informações sobre o uso de transmissores de pressão em linhas de processo. Além da rápida disponibilidade, calibração de instrumentos e análise de processos, você terá excelente custo-benefício. Acesse o nosso site para informações sobre os serviços e equipamentos oferecidos pela WIKA. Sensores, transdutores e transmissores de pressão, é WIKA do Brasil!