Os disjuntores isolados a gás SF6 são normalmente usados na transmissão e distribuição elétrica. O nível de umidade do Hexafluoreto de enxofre deve, contudo, ser mantido abaixo do ponto de saturação da água. Se o gás ficar muito úmido, ele perde algumas de suas propriedades isolantes; corrosão e vazamentos perigosos também podem ocorrer. Para evitar isso, você precisa de um equipamento de manuseio completo SF6 que monitore a qualidade do gás, seque-o quando úmido e, se necessário, o substitua com segurança.
O hexafluoreto de enxofre ou gás SF6 possui excelentes propriedades dielétricas e de transferência de calor. Por isso é o melhor meio isolante para disjuntores isolados a gás (também chamadas de “câmaras isoladas a gás”) para transmissão e distribuição de eletricidade (T&D). No entanto, a umidade do gás pode diminuir sua capacidade de isolação e favorecer a corrosão do equipamento, o que leva a sérios problemas de saúde e ambientais devido a vazamentos. Portanto, uma das principais prioridades dos engenheiros de T&D é monitorar o nível de umidade das subestações isoladas a gás (GIS). A manipulação do gás SF6 é crucial, quando a umidade do mesmo se aproxima do ponto de saturação da água do gás, os operadores devem garantir que o gás úmido seja substituído por gás seco.
Substituição do Hexafluoreto de enxofre
O manuseio do gás SF6 pode ser complicado. O gás não é tóxico, mas desloca facilmente o oxigênio em espaços confinados, o que pode sufocar as pessoas próximas, quando encontrado em grandes concentrações. Além disso, o SF6 é um gás de efeito estufa muito poderoso, chegando a 23.900 vezes mais potente que o CO2 na captura de calor. Para garantir que não ocorram vazamentos, a indústria de T&D conta com os instrumentos de manuseio do gás SF6 , que 1) são projetados para resolver problemas de segurança e 2) cumprem rigorosos regulamentos para emissões.
Por décadas, os especialistas da WIKA colocam sua experiência a serviço do desenvolvimento de melhores produtos que atendem aos requisitos do mercado. Todos os nossos produtos de gás, bombas, compressores, unidades de transferência, filtros, sistemas de umidade e status de gás, usam tecnologia avançada para lidar com gás SF6 de maneira segura.
A solução “All-in-One” da WIKA para o manuseio do SF6
Para simplificar as operações, a WIKA combinou o manuseio de gases, preenchimento, evacuação, limpeza e purga em um único instrumento para as blindadas SF6 e aceleradores lineares. O modelo GPU-2000 está equipado com um filtro de umidade, um filtro de partículas, uma bomba de vácuo para ar, um compressor de vácuo sem óleo para gás SF6 e um sistema de medição da umidade do gás. O modelo padrão possui como opcional, um tanque de armazenamento de 300 litros; onde também é possível escolher entre um tanque de 600 litros ou opção com acondicionamento para 6 cilindros de gás.
O sistema envia um alerta quando o transmissor de umidade WIKA GDHT-20, registra um valor próximo ao nível máximo permitido para o gás. Os operadores têm a opção de remover o gás úmido e substituí-lo pelo novo gás SF6 ou fazer circular o gás úmido pelos filtros para secá-lo.
A GPU-2000 é rápida, eficiente, de baixa manutenção e intuitiva. Os recursos de interface incluem uma tela touchscreen IntelliTouch de 10 polegadas e todos os componentes são montados em um carrinho compacto com pneus de borracha sólida. O projeto SIL2 (nível de integridade de segurança) significa que os operadores podem eliminar praticamente falhas de operação, vazamentos de gás e preenchimento excessivo do tanque de armazenamento. Graças à sua porta USB e compatibilidade WiFi, esta unidade de tratamento de gás pode ser facilmente integrada aos sistemas existentes.
Para obter mais informações sobre o GPU-S-2000 e outros equipamentos inovadores de processamento de gás WIKA, entre em contato com nossos especialistas.