TA Luft foi revisado. Para a prevenção de emissões fugitivas, a nova versão da diretiva alemã segue agora a norma internacional ISO 15848-1. Da mesma forma, os testes de acordo com a TA Luft seguem os mesmos parâmetros de teste da norma ISO. No entanto, a mudança na TA Luft não tem consequências para as válvulas WIKA no projeto de emissões fugitivas que já estão instaladas nas aplicações. De qualquer forma, eles foram testados de acordo com ambas as diretivas antes da entrega.

Um teste para determinar a taxa de emissão de uma válvula de instrumentação ocorre da seguinte forma: A válvula sofre envelhecimento artificial sob condições normais de processo, bem como usando um gás traço inerte, por exemplo, hélio. Após o teste, um certificado é emitido. O documento indica a taxa de emissão determinada. Também indica o tipo de item de teste, faixa de temperatura e pressão, bem como o número de ciclos de abertura e fechamento no decorrer do teste.

TA Luft impediu comparação de válvulas de diferentes fabricantes

A base para tais testes para a indústria na Alemanha são principalmente as Instruções Técnicas sobre Controle de Qualidade do Ar (TA Luft), publicadas pela primeira vez em 1964. A versão de 2002 finalmente instruiu os fabricantes de válvulas a procederem de acordo com a diretriz VDI 2440 e seus valores permitidos quando testes para emissões fugitivas. No entanto, eles próprios poderiam determinar os parâmetros de teste. Os utilizadores não conseguiram, portanto, fazer uma comparação direta entre válvulas de diferentes fabricantes.

Três classes de emissão e uma definição de parâmetros de teste importantes

A revisão de 2021 da TA Luft garantiu, portanto, condições claras ao tomar a norma DIN ISO 15848-1, reconhecida internacionalmente, como base para testes. Seus requisitos rigorosos atendem à necessidade do mercado por válvulas seguras com uma taxa de emissão comprovada e minimizada. A versão 2015 da norma define três classes de emissões permitidas: AH, BH, CH (“H” significa hélio). Também específicas parâmetros de teste importantes, como ciclos térmicos e mecânicos, o tipo de equipamento de medição e outras tecnologias, e os métodos de teste.

Nova revisão da TA Luft 

(valid from 12/2021)

Para. 5.2.6.4.: Referência à DIN ISO 15848-1; classe de estanqueidade B (LB) ou C (LC) conforme especificado na TA Luft

  • Método de teste especificado
  • Ciclos mecânicos e térmicos especificados
  • Classes de desempenho especificadas
  • Consideração de vedações estáticas com taxa de vazamento especificada

-> Verificação através de terceiros independentes

 

Versão antiga do TA Luft

(válido a partir de 07/2002)

Para. 5.2.6.4.: Referência à taxa de vazamento VDI 2440 10-3 mbar*l/s especificada na VDI 2440

  • Nenhum método de teste especificado
  • Nenhum ciclo térmico ou mecânico especificado
  • Sem aulas de desempenho
  • Selos estáticos não incluídos

-> Autodeclaração

VDI 2440 também foi revisado

Além da TA Luft, a VDI 2440 também foi revisada: em seu parágrafo 6.3.1.3, a norma ISO agora é incluída como base de teste e avaliação e como classe de estanqueidade B (LB). Como resultado, ambas as diretivas centram-se na norma internacional para a qualificação de válvulas para a redução de emissões fugitivas. Isto significa, portanto:

  • uma simplificação do processo de certificação,
  • uma classificação de válvula baseada em classes de desempenho definidas com precisão,
  • uma comparação de diferentes válvulas com base nos mesmos testes,
  • uma certificação de emissões através de selos estáticos.

Válvulas WIKA disponíveis com o mais alto nível de certificação

A pedido do cliente, a WIKA já fornece válvulas de instrumentação em design para emissões fugitivas com o mais alto nível de certificação de acordo com a ISO 15848-1 ou classe AH ou BH. São as válvulas agulha e manifolds das séries IV1x, IV2x e IV3x, as monoflanges modelo IVM, as válvulas monobloco das séries IBF e IBM e as válvulas esfera modelo BV. As válvulas já instaladas dos modelos mencionados também atendem aos mais altos requisitos devido à sua dupla certificação de acordo com a norma ISO e TA Luft. No entanto, no futuro, a certificação de acordo com a TA Luft não será mais necessária.

Projetado para uma ampla gama de aplicações

Todas as válvulas WIKA com design de emissão fugitiva são projetadas para uma ampla gama de aplicações. Por exemplo, eles são adequados para uso em plantas upstream de segurança crítica na indústria de petróleo e gás, onde ocorrem gases com alto teor de H2S. Eles também são adequados para fábricas de produtos químicos com meios extremamente perigosos, como amônia. As válvulas também apresentam um design compacto e um sistema de vedação extremamente durável. O acabamento de alta qualidade também contribui para durabilidade e confiabilidade a longo prazo. Além disso, a WIKA oferece uma montagem específica do cliente com instrumento de medição para todas as válvulas. Essas conexões de instrumentos estão prontas para operação e testadas quanto a vazamentos na entrega (conseqüentemente com hélio no caso de dispositivos de emissão fugitiva).

 

 



Deixe uma resposta