Traceability

Instrumentos de medição para pressão e temperatura são usados em quase todas as áreas de fabricação industrial. Em consequência das continuas cargas mecânicas, químicas e térmicas, estes instrumentos envelhecem e, portanto, podem não garantir a exatidão dos valores medidos ao longo do tempo. Contudo, através de calibrações com uma frequência determinada, alterações dos valores medidos podem ser determinados e corrigidos através de ajuste (quando possível).

No processo de calibração, o valor da indicação de um instrumento de medição é comparado com o resultado de medição de um dispositivo de medição diferenciado que é conhecido por funcionar corretamente e com exatidão o qual, por sua vez, foi construído para coincidir direta ou indiretamente com um instrumento de referência nacional (ou internacional). Em resumo, para poder comparar resultados de medição, estas devem ser “rastreáveis” a um padrão nacional ou internacional através de uma cadeia de medições comparativas. A hierarquia de calibração mostrada na figura (usando um exemplo da Alemanha) retrata a rastreabilidade de um instrumento de medição de uma empresa até um padrão nacional do PTB (Instituto Nacional de Metrologia da Alemanha).

Para garantir na pratica a rastreabilidade, devem ser observados os seguintes pontos, entre outros:

  •  A cadeia de comparação nunca deve ser interrompida.
  •  A incerteza de medição deve ser conhecida em cada estágio da cadeia de calibração para que a incerteza de medição total possa ser calculada. Como regra geral, um instrumento de medição superior deve ter uma exatidão de medição três a quatro vezes maior.
  •  Cada etapa da cadeia de calibração deve ser documentada, incluindo os resultados da medição.
  •  Todos os organismos que realizam uma etapa na cadeia devem comprovar a sua competência por meio de acreditação.
  •  As calibrações devem ser repetidas em intervalos apropriados. Os períodos dependem da exatidão de medição exigida e dos requisitos técnicos.

Nota
Os laboratórios de calibração WIKA no Brasil são acreditados pelo CGCRE (RBC/INMETRO) conforme Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, para execução de serviços nas instalações permanentes dos laboratórios na WIKA, bem como nos serviços de calibração em campo nas instalações dos clientes. Mais informações sobre nosso laboratório de calibração podem ser encontradas no site WIKA. Se você esta interessando em nossos serviços, fique à vontade para entrar em contato pelo nosso e-mail.



Deixe uma resposta