Pressostatos diferenciais assumem tarefas centrais no monitoramento e controle. Um fabricante de sistemas de filtragem para a indústria de processo utiliza o modelo DE da WIKA com uma válvula manifold acoplada para essa função. A decisão por esta solução foi baseada em dois motivos: por um lado, a qualidade da tecnologia de medição, por outro lado, a conexão direta de ambas as partes do conjunto de medição por meio de conexões padronizadas.
A WIKA fabrica o pressostato diferencial e a válvula manifold correspondente de acordo com a norma internacional IEC 61518. Consequentemente, tanto os pressostatos quanto as válvulas manifold possuem conexões de pressão com espaçamento de 54 mm. Assim, a montagem pode ser feita sem a necessidade de adaptadores e mangueiras adicionais ou tubo de conexão. Isso minimiza o número de possíveis pontos de vazamento. Essa propriedade, por sua vez, aumenta a confiabilidade do processo, o que é de grande importância em processos com meios críticos.
Monitoramento de todos os sistemas de filtragem com apenas um sistema de medição
Na busca por uma solução de medição adequada, o fabricante de sistemas de filtragem descobriu que não era obrigatório combinar o instrumento de medição e a válvula de instrumentação com precisão milimétrica e sem a necessidade de um adaptador. A combinação WIKA agora os coloca em posição de monitorar seus sistemas de filtragem com apenas um sistema de medição, em um projeto específico do cliente ou específico da indústria. Várias funções são atribuídas ao monitoramento. Se um valor limite definido for atingido, o pressostato diferencial emite um sinal de alerta, por exemplo: O filtro ficou entupido e uma ação é necessária. O instrumento também pode acionar um processo de limpeza automática ou mudar para um filtro limpo. A versão DPDT com dois micros contatos, por outro lado, permite cumprir duas funções simultaneamente – por exemplo, enviar um sinal de alarme e mudar para o filtro redundante. Com esta variante, alternativamente, um micro contato também pode ser configurado como backup do outro.
Pressostato diferencial com duas válvulas de sobrepressão integradas
O pressostato diferencial DE também suporta a confiabilidade do processo em termos de sua construção. Duas válvulas de alívio de pressão estão integradas a ele, que protegem a pressão estática nos diafragmas e, assim, protegem o elemento de medição contra danos. As válvulas manifold do arranjo de medição (3 vias ou 5 vias) conectadas ao pressostato mantêm o processo vedado, através das duas válvulas de bloqueio, permitindo que o instrumento de medição seja removido para trabalhos de manutenção ou recalibração. A sobrepressão unilateral é evitada pela válvula de compensação. As válvulas manifold de 5 vias também oferecem a opção de serem capazes de ventilar ambos os lados de pressão.
A WIKA oferece montagem especializada
A pedido do cliente, a WIKA realizará a montagem dos instrumentos de medição com maestria, como o pressostato diferencial e a válvula de instrumentação apropriada. Tal conexão de instrumento é testada contra vazamentos e entregue pronta para instalação.
Nota
Você pode encontrar mais informações sobre o pressostato diferencial modelo DE e as válvulas manifold de 3 e 5 (modelos IV30 e IV31 e modelos IV50 e IV 51 respectivamente) no site da WIKA. Se você tiver alguma dúvida, seu contato terá prazer em ajudá-lo.