Acionadores hidráulicos de válvulas exigem pressostatos para operação segura. Nos painéis de controle, geralmente são instalados dois desses instrumentos de medição. Uma chave é usada para controlar a pressão hidráulica da bomba, enquanto a segunda aciona um alarme se a pressão cair abaixo de um nível mínimo. No entanto, existe também a possibilidade de combinar ambas as funções numa só chave.

Um fabricante de válvulas esfera para gasodutos aplicou essa solução com o pressostato mecânico modelo BA da WIKA. Como resultado, eles economizaram nos custos de aquisição de um segundo instrumento e reduziram o esforço de instalação da instrumentação. Desde então, eles também conseguiram tornar os painéis de controle mais compactos. Para cumprir sua tarefa, a WIKA configurou o pressostato para os acionadores de válvula com três pontos de comutação. O instrumento desliga a bomba para a pressão hidráulica no valor de 190 bar e liga-a novamente quando a pressão cai para 150 bar. Se a pressão cair para 90 bar, por exemplo, devido a vazamento ou falha na bomba, o pressostato emite um alarme. O operador da tubulação pode assim intervir a tempo e evitar uma falha da válvula.

Os pressostatos para acionadores de válvulas operam com dois contatos de comutação diferentes

Segurança para acionadores de válvulas: O pressostato modelo BA controla a bomba hidráulica e também pode acionar um alarme.

A configuração dos pressostatos modelo BA para os acionadores de válvulas é baseada na integração de dois contatos de comutação diferentes. O contato de controle da bomba possui uma zona morta ajustável (histerese) dependendo da tarefa, enquanto o contato de alarme possui uma zona morta fixa. Esta versão do pressostato é geralmente projetada para aplicações com faixa de ajuste ≥ 16 bar. Além disso, deve haver uma diferença de pelo menos dez por cento da respectiva faixa de ajuste entre o ponto de comutação/reset da zona morta ajustável e o ponto de comutação da zona morta fixa. Isso é necessário para excluir os efeitos mecânicos de um contato sobre outro. A exatidão do pressostato permanece não afetada por isso.

Instrumento Ex d com alta exatidão de comutação para pressões de até 1.000 bar

O pressostato modelo BA pode comutar altas potências de até 250V CA, 20A, dependendo da versão, com muita exatidão. A repetibilidade do ponto de ajuste é ≤ 0,5% do intervalo. O instrumento robusto e versátil foi projetado para pressões de até 1.000 bar e proteção contra ignição tipo Ex d (invólucro à prova de explosão). Funciona perfeitamente, mesmo em temperaturas de até -60 °C. Para aplicações de segurança o modelo BA também está disponível na versão SIL 2 ou SIL 3.

Nota

Mais informações sobre o pressostato modelo BA podem ser encontradas no site da WIKA. Se você tiver alguma dúvida, seu contato terá prazer em ajudá-lo.

 



Deixe uma resposta