A WIKA oferece uma linha completa de monitores de densidade de gás para medir com precisão o hexafluoreto de enxofre (SF6) e outros gases. Nossas soluções de densidade de gás com compensação de temperatura usam um dos quatro tipos de tecnologias de sensoriamento de pressão: bimetálico, fole, câmara de referência e sensoriamento eletrônico com ponte de Wheatstone.

Os sistemas de monitoramento inteligente usam uma abordagem baseada na condição – reparar ou substituir algo somente quando houver necessidade – em vez de depender apenas da manutenção preventiva ou reativa. O monitoramento on-line do gás SF6 com análise de tendências reduz o risco de falhas e diminui os custos operacionais com o uso dessa estratégia baseada em condições. Não há mais trabalho desnecessário dentro dos ciclos de manutenção definidos. Menos chamadas de serviço para corrigir falhas. Menos tempo de inatividade da planta. Maiores margens de lucro.

O uso de um monitor de densidade de gás também significa tempos de resposta mais rápidos e maior segurança. Se o sistema alertar sobre um vazamento, os técnicos poderão usar um detector portátil de SF6 para determinar rapidamente o local exato do painel, da linha ou do transformador danificado e, em seguida, repará-lo. Um sistema on-line torna o processo ainda mais fácil, fornecendo uma visão da localização do vazamento.

As centrais elétricas e os equipamentos de T&D estão expostos a todos os tipos de condições meteorológicas, incluindo temperaturas extremas, alta umidade, ventos fortes e mudanças repentinas na pressão ambiente. Nossos produtos para monitoramento de densidade de gás SF6 são sólidos, construídos para resistir a condições adversas e proporcionar muitos anos de serviço confiável.

Compensação de Temperatura

Um problema comum de aplicação quando se trata de instrumentos de medição de gás é a compensação de temperatura. Em um volume constante, a pressão de um gás ideal aumenta proporcionalmente à temperatura. Essa é a lei de Gay-Lussac. Portanto, qualquer alteração na temperatura ambiente significará uma alteração semelhante na pressão. (Figura 1), mesmo que a densidade do gás permaneça constante. Para determinar a densidade real do gás, um instrumento de medição de pressão deve levar em conta – ou compensar – as variações de temperatura (Figura 2). O resultado é a pressão compensada pela temperatura (Figura 3), um valor exibido que corresponde à densidade real do gás.

Compensação de temperatura de instrumentos de medição de gás

 

Compensação de Temperatura de Vários Instrumentos

A WEgrid Products oferece vários tipos de monitores de densidade de gás e indicadores de densidade de gás com compensação de temperatura.

Monitor de densidade de gás GDM-100-TI-D com saída Modbus

Bimetal: Monitor e indicador de densidade de gás –- Uma tira bimetálica entre o movimento e o tubo de medição converte as mudanças de temperatura em mudanças de comprimento. A indicação no mostrador é constante, apesar das variações de pressão induzidas pela temperatura. Somente a pressão decrescente devido à perda de gás é exibida.

  • Foles de metal: Monitor de densidade de gás com sonda de temperatura externa –– A compensação de temperatura com sensor capilar externo permite a medição de temperatura diretamente no tanque de gás SF6.
  • Câmara de referência: chave de densidade de gás–– Nas chaves de densidade de gás da WIKA, um compartimento cheio de SF6 puro serve como referência. Um sensor de aço inoxidável mede a densidade do gás dentro do equipamento de média ou alta tensão e a compara com o gás dentro da câmara de referência. Se a densidade do gás do equipamento cair a um nível especificado, o interruptor enviará um aviso. Como a chave é hermeticamente vedada, o gás de referência é imune a variações na temperatura ambiente ou na pressão atmosférica. O resultado: Sem flutuações no valor medido e sem alarmes falsos causados por mudanças ambientais. Além disso, o fato de ter uma câmara de referência significa que essas chaves não precisam ser recalibradas.
  • Sensor eletrônico: Transmissor de densidade de gás — Um transmissor de pressão especialmente desenvolvido para medir a densidade de SF6 fornece um sinal de saída com compensação de temperatura. Seu sensor eletrônico usa uma ponte Wheatstone para detectar a pressão e a temperatura do SF6 dentro do equipamento isolado a gás e, em seguida, usa um sistema de avaliação eletrônica para calcular com precisão a densidade atual do gás. Para uma proteção ainda maior contra temperaturas e pressões ambientes, o transmissor de aço inoxidável é hermeticamente selado e totalmente soldado.

A WEgrid Products tem um extenso portfólio de instrumentos modulares especificamente projetados e otimizados para monitorar a densidade do gás SF6 em equipamentos de média e alta tensão. Os clientes podem escolher entre instrumentos mecânicos/mecatrônicos e eletrônicos com várias faixas de medição, conexões de processo e sinais de saída, funcionalidades de alarme e outros recursos. Entre em contato com nossos especialistas em SF6 para obter mais informações sobre o manuseio de gás SF6 industrial.

 



Deixe uma resposta