Seja na indústria química, em empresas petroquímicas ou no processamento de petróleo bruto e gás natural: Numerosos processos contêm metano, que também danifica o clima através de emissões fugitivas. Qualquer escape deste gás de efeito estufa ou qualquer substância semelhante através da instrumentação do processo é neutralizado pelo sistema de medição de pressão EMICOgauge da WIKA. Isso envolve a montagem de um manômetro em uma versão de segurança com uma válvula para evitar emissões fugitivas.

Em comparação com combinações semelhantes, o sistema EMICOgauge (EMICO = EMIssion COntrol – controle de emissões) representa um desenvolvimento adicional crucial: É o primeiro de seu tipo a ser testado em sua totalidade de acordo com os requisitos da TA Luft (VDI 2440) sobre emissões fugitivas. Um design especial tornou isso possível.

A conexão de cone/rosca evita emissões fugitivas

Em princípio, qualquer instrumento de medição de pressão pode ser acoplado a uma das válvulas de instrumentação de emissão fugitiva WIKA. Isso é feito usando uma rosca de montagem – o que significa um risco potencial de vazamento. O sistema EMICOgauge, em vez disso, tem um encaixe de cone/rosca com um adaptador livremente rotativo e um sistema de vedação redundante (vedação metal-metal mais anel de vedação). As próprias vedações são feitas de materiais que são particularmente resistentes a influências químicas e térmicas. Devido ao acabamento de alta qualidade, a WIKA garante a estanqueidade do conjunto, mesmo depois de ter sido instalada e removida vinte vezes.

Na montagem convencional de instrumento de medição de pressão e válvula usando uma rosca de montagem, existem dois pontos potenciais para emissões fugitivas. O sistema EMICOgauge elimina tal vazamento devido ao seu encaixe de cone/rosca com adaptador livremente rotativo e sistema de vedação redundante.

 

Proteção para pessoas e processos

O sistema de medição, portanto, atende aos mais altos padrões de segurança. Elimina permanentemente as emissões fugitivas do metano e de outras substâncias. Sua proteção se estende tanto ao meio ambiente quanto aos processos e pessoas que nele trabalham. O metano, por exemplo, não só tem um elevado potencial de aquecimento global, como também é altamente inflamável. O gás também é a razão pela qual a válvula de instrumentação é combinada com um medidor de pressão. Os locais de medição nas áreas da planta onde o metano flui através de tubulações são principalmente equipados com instrumentos de exibição.

Medidor de pressão na versão de segurança S-3

O sistema EMICOgauge mede pressões de até 420 bar (6.000 psi) com o manômetro modelo 2xx.30 na versão de segurança S-3. Esta variante protege o usuário contra acidentes em caso de falha devido à sobrepressão. Para o segundo componente do sistema de medição, a válvula, estão disponíveis os seguintes modelos no projeto de emissão fugitiva, de acordo com a ISO 15848-1 e TA Luft: a monoflange IVM e as válvulas de agulha IV1x e IV2x (bloco & sangria). O comissionamento do sistema EMICOgauge é realizado de acordo com o princípio plug-and-play. O adaptador giratório de rotação livre permite o posicionamento em 360° do visor e a fácil desmontagem do instrumento de medição para calibração ou substituição.

Obs.:
Mais informações sobre o sistema EMICOgauge e os instrumentos que podem ser combinados com ele podem ser encontradas no site da WIKA. Um folheto também pode ser baixado de lá. Se você tiver alguma dúvida, seu contato terá prazer em ajudá-lo.

 



Deixe uma resposta