Um componente obrigatório em máquinas de levantamento, a chave limitadora anti-dois blocos ajuda o operador a proteger o equipamento, as cargas e os profissionais, evitando que o bloco do gancho colida com a lança. A WIKA Mobile Control fabrica a chave limitadora iSENS HES ideal para essa tarefa.

A segurança é algo fundamental ao operar equipamentos pesados. Esse é um dos motivos pelos quais a WIKA adquiriu a WIKA Mobile Control (WMC), anteriormente conhecida como Hirschmann MCS, para garantir que os clientes tenham acesso aos melhores sistemas de segurança do mercado para guindastes e outras máquinas móveis. Um desses dispositivos de segurança é uma chave que evitar dois bloqueios.

O que são dois bloqueios?


Uma parte essencial de um guindaste móvel é o sistema de levantamento usado na lança do guindaste. Este sistema é o que permite que a máquina levante e abaixe as cargas. No final da lança estão as roldanas (rodas com ranhuras). O cabo de levantamento atravessa as rodanas até o bloco do gancho na outra extremidade do sistema de polia dupla. Um grande gancho se estende da parte inferior deste bloco.

Uma situação perigosa pode ocorrer quando o bloco do gancho entra em contato com as roldanas; isso é conhecido como “dois bloqueios”. Se isso ocorrer, o impacto pode enfraquecer ou quebrar o cabo da talha, resultando na queda de uma carga e colocando em perigo o operador da máquina e quaisquer trabalhadores na área. Infelizmente, acidentes com dois bloqueios causaram centenas de mortes ao longo dos anos.

 

Como prevenir dois bloqueios

Chave limitadora anti-dois blocos da WIKA

Chave limitadora anti-dois blocos (A2B) iSENS HES da WIKA

A operação cuidadosa ajuda a garantir que a ponta da lança e as polias do bloco do gancho não entrem em contato uma com a outra. Uma solução anti-dois blocos (A2B) mais sofisticada é o chave fim de curso iSENS HES.

Como uma solução anti-dois blocos A2B é um mecanismo de segurança crucial, então deve ser extremamente robusto e confiável, capaz de suportar calor, frio, umidade e poeira. Pensando na robustez e flexibilidade, a WMC projetou a chave anti-dois blocos iSENS HES.

Esta chave possui uma caixa resistente à corrosão e todas as peças funcionais eletrônicas são completamente seladas. O cabo de conexão elétrica de 3 polos / 4 polos é fornecido em vários comprimentos. A unidade de comutação tem um peso operacional divisível opcional e um resistor de alcance para diagnósticos para ajudar a monitorar a integridade do cabo de conexão.

A solução A2B da WMC opera de forma confiável em uma ampla faixa de temperatura: de −13 ° F a + 167 ° F (−25 ° C a + 75 ° C). Construída para suportar mais de 1 milhão de ciclos de comutação, a mesma tem uma vida útil mecânica muito longa.

Além disso, a instalação é fácil. Basta anexar uma coluna de metal à ponta da lança e, em seguida, montar o interruptor na coluna com um suporte. Os conectores de corrente prendem o contrapeso ao cabo de atuação.

O iSENS HES atende a vários padrões importantes:

  • Em conformidade com IEC / EN 60947-5-1
  • Proteção de entrada IP67 de acordo com a norma EN 60529
  • Proteção contra curto-circuito 4A gG (IEC 60269-1)

A WIKA é há muito tempo líder no fornecimento de instrumentos de alta qualidade para máquinas de trabalho móveis e nossas soluções ajudam os clientes a trabalhar com mais segurança e eficiência. Depois de adquirir a WMC, agora estamos capacitados para ampliar nosso portfólio de produtos para incluir chaves A2B e outros dispositivos projetados para tornar a elevação de cargas mais segura.
Entre em contato com os especialistas da WIKA e eles terão prazer em orientá-lo em sua necessidade.


Deixe uma resposta