Circuit diagram of an active and a passive pressure sensor

Ao usarmos sensores de pressão, os sinais de saída de 0 … 20 mA, 4 … 20 mA e 0 … 10 Vdc, são frequentemente utilizados para transmitir a variação de uma grandeza física, permitindo assim uma analogia entre a grandeza e sua representação elétrica. Estes sinais são normalmente enviados para uma entrada analógica correspondente e então processados por um CLP.

Sensor de pressão, modelo S-11

Sensor de pressão, modelo S-11

Neste caso, são empregados no do dia-a-dia os termos “ativo”, “passivo”, “fonte de corrente”, “fonte de tensão”, “dissipador de corrente” e “carga” onde estão muitas vezes misturados nas literaturas. Qualquer processamento desinal elétrico sempre requer um suprimento de tensão (uma “parte ativa”) e uma “carga”, como um sensor de pressão, que representa a “parte passiva”. Às vezes, a parte ativa da interconexão também é descrita como fonte de energia/tensão e a parte passiva é referida como um “dissipador de corrente”. Para que um circuito elétrico possa funcionar, a corrente deve fluir em um circuito, mesmo quando um instrumento é geralmente conhecido como uma carga, a corrente não é consumida por ele, mas flui apenas da fonte de tensão ou corrente através da carga e volta para a fonte de corrente.

Isso só funciona se ocorrer uma “falha de energia” entre a fonte de corrente e o dissipador de corrente, de modo que a fonte de energia opera ativamente (= enviando corrente) e o dissipador de corrente passivamente (= corrente flui através dele). Portanto, uma interconexão de duas fontes de corrente ou dois dissipadores de corrente não funcionará normalmente. Esta situação é complicada nas aplicações do dia-a-dia:

  • Quando um sensor de pressão funciona passivamente (dissipador de corrente) e quando funciona ativamente (fonte de corrente)?
  • Como funciona o cartão de entrada em um CLP?

Como regra geral, pode-se ter em mente que os sensores de 2 fios geralmente funcionam passivamente e, portanto, precisam de um CLP com cartão de entrada ativo. Isto já é mais difícil com sensores de 4 fios, uma vez que, por exemplo, um sensor de fluxo de 4 fios consiste em: 2 fios para um fornecimento de tensão separada e 2 fios para um 0/4 ativo ou passivo … com saída de 20 mA. Portanto, é muito importante verificar as folhas de dados do sensor e do cartão de entrada do CLP usado na aplicação.

Nota:
Para saber mais sobre nossos sensores de pressão, visite nosso site.


Deixe uma resposta