Hook-up

Os transmissores e medidores de pressão podem ser adaptados em quase toda condição de processo usando válvulas, dispositivos e/ou conectores. A WIKA oferece tais combinações na forma de uma “montagem integrada”, uma solução de aplicação específica e pronta para instalar. Isso elimina todos os problemas que os usuários podem experimentar realizando a montagem por si mesmos.

1. Desperdício de tempo e esforço com logística:

Este quesito é muito considerável. Instrumentos de medição, válvulas e outros acessórios, quando montados internamente, geralmente são originários de diversos fabricantes, frequentemente de mais de duas empresas. Os processos de ordem de montagem precisam ser coordenados, o que pode demorar muito tempo. Além disso, a gestão de fornecedores requer recursos adicionais.

2. Problemas de compatibilidade (risco de vazamento):

Combinações de instrumentos de medição de pressão com válvulas de instrumentação e acessórios, não são soluções padrão. Ambos os elementos do conjunto geralmente vêm, como mencionado, de fabricantes diferentes. Isso aumenta a probabilidade de complicações durante a montagem.

A diferença nestes conjuntos de medição com medidores de pressão diferencial é óbvia, no esquerdo, um exemplo de um conjunto feito pelo operador ele mesmo, à direita, a solução de montagem integrada WIKA.

Um exemplo disso, mostrado aqui, é a combinação de um medidor de pressão diferencial com uma válvula manifold. A conexão do instrumento de medição tem uma distância central diferente da distância da válvula manifold selecionada (imagem à esquerda). Nesses casos, a conexão pode ser alcançada através de um conjunto com dois “tubings” e quatro adaptadores. Mas esta solução aumenta o gasto em tempo, o gasto financeiro, e também o risco de vazamento, dobrando os pontos de vedação (observe as marcações em vermelho). As dificuldades na montagem aumentam consideravelmente caso as tolerâncias da interface das conexões dos diferentes fornecedores não se combinaram perfeitamente. Isso também acarreta em um risco de vazamento. A fim de alcançar a compatibilidade desejada, definimos de antemão com qualidade e esforço o melhor típico de montagem para cada aplicação.

Dois exemplos de soluções com montagem integrada:
Esquerda: Medidor de pressão com protetor de sobrepressão, uma válvula para separar o instrumento de medição do processo, e um tubo sifão que protege o conjunto das temperaturas excessivas provenientes do processo. Direita: Medidor de pressão com protetor de sobrepressão e válvula monoflange (isto permite a separação do instrumento de medição e do processo no caso de conexão flangeada).

3. Desperdício de tempo e esforço com a instalação:

Além das condições para a aquisição de componentes adequados, deve ser levado em consideração os custos de montagem para os pontos de medição com válvulas de instrumentação e acessórios. Estes vão desde o desenvolvimento de know-how especial e formação de funcionários até a disposição de um local de trabalho adequado, incluindo ferramentas e os materiais necessários. Além disso, um controle da qualidade é imperativo para verificar a funcionalidade e a confiabilidade do conjunto de medição, especialmente sua estanqueidade. Isto é especialmente importante se, por exemplo for um processo com gases críticos.

Prevenção de riscos

Com uma solução de montagem integrada, os usuários evitam esforços desnecessários, assim como os potenciais riscos aqui descritos. As montagens integradas dos instrumentos são testadas individualmente para vazamentos, e são montados na WIKA (baseado nos parâmetros de processo especificados e na situação de instalação). Pronto para a instalação no processo no momento da entrega. Se necessário, um instrumento de medição também pode ser combinado com várias válvulas de instrumentação e acessórios (ver ilustração à esquerda).

Nota
Informações detalhadas sobre válvulas e dispositivos de proteção podem ser encontradas no site da WIKA.


Deixe uma resposta