comparison: absolute pressure - gauge pressure

Sempre nos perguntamos sobre a diferença entre uma medição absoluta e uma medição manométrica de pressão. Responder esta pergunta nos ajuda a olhar para a definição de pressão manométrica e absoluta. A explicação da diferença entre as duas e da escolha da medição mais apropriada é relativamente simples.

Definição de pressão absoluta

A pressão absoluta é relativa à pressão zero no espaço vazio, sem ar do universo. Esta pressão de referência é o vácuo ideal ou absoluto. É denotado com o subscrito “ABS”: Pabs.

Definição de pressão manométrica

A pressão manométrica é definida como a diferença entre uma pressão absoluta (Pabs) e a pressão atmosférica predominante (Pamb). É denotado com o subscrito “e”: Pe e é calculado da seguinte forma: Pe = Pabs – Pamb.

Medida de pressão absoluta vs manométrica

A diferença entre as duas medições é relativamente fácil de esclarecer: uma medição de pressão manométrica, é sempre a diferença da pressão ambiente no momento que é medida. Entretanto, esta pressão muda com o tempo e a altura acima do nível do mar. Uma medida de pressão absoluta mede a diferença do vácuo ideal ou absoluto. Por isso esta medida é independente de influências ambientais tais como o tempo ou a altitude. Agora qual é a medida certa?

Na prática, as duas medidas podem ser diferenciadas da seguinte forma: na maioria dos casos, a tarefa de medição é determinar a calibração da pressão. É por isso que este tipo de sensor é mais amplamente utilizado. No entanto, se um sensor de pressão manométrico é usado em uma aplicação na qual a tarefa de medição real é medir a pressão absoluta, os seguintes erros adicionais devem ser esperados:

  • +/-30 mbar causados por mudanças no tempo
  • até 200 mbar ao mudar a localização (por exemplo, do nível do mar para 2.000 m)

Dependendo da faixa de medição, esses erros podem ser substanciais (por exemplo, em pneumática em uma faixa de medição de 1 bar) ou insignificante (em hidráulica em 400 bar).

Nota
Se você não tem certeza se sua tarefa de medição precisa uma pressão absoluta ou medida da pressão manométrica, contate-nos. Estaremos contentes em ajudá-lo.


4 respostas para
  1. Vagner Martins

    Eu consigo transformar um transmissor de pressão manometrica de range 0 – 3kgf/cm em absoluto.

    • Thaís Mota

      Bom dia Vagner.

      Não, pois para se ter a medição absoluta, se faz necessário ter uma câmara com vácuo integrada ao sistema de medição do manômetros, algo que não pode ser retrabalhado em um manômetro comum. Link para nosso manômetro abs: https://www.wika.com.br/upload/DS_PM0502_pt_br_91092.pdf. Ilustração do sistema de medição de um manômetros abs na página 3 de 5.

      • Ednei

        Sobre pressão
        Tenho um equipamento trabalhando no vácuo

        Pra aferição do instrumento de medição e ter uma maior precisão
        Tentou dar a escala de mmHG pra mmbar

        As as leituras ficam muitos indefinidas
        Não dá pra fazer uma afirmação real
        O posso fazer pra melhorar

        Na escala mmHg
        Mede um valor mas meu chefe quer em mmbar
        O instrumento perde leitura e começa variar muito


Deixe uma resposta