Explosão de poeira

Com a frase-chave “atmosferas potencialmente explosivas”, muitos usuários pensam imediatamente em áreas que contêm gases inflamáveis e agora sabem que apenas sensores de pressão aprovados pelo órgão certificador local podem ser utilizados nestas áreas. Frequentemente, no entanto, eles ignoram o fato de que instalações e máquinas que são utilizadas na proximidade de poeiras combustíveis estão sujeitas à proteção contra explosão de acordo com normas locais.

Na Alemanha, por exemplo, quase todos os dias acontece uma explosão de poeira. Na maioria destes casos, o pó de madeira ou grão é a causa da explosão [1]. Existe aqui um perigo especial com estas poeiras, uma vez que são apenas inflamáveis ou explosivas quando são provocadas e, portanto, muitas vezes são erroneamente classificadas como não perigosas. É comum visitarmos operadores de moinhos de cereais que não estavam cientes que seus silos representavam uma atmosfera potencialmente explosiva e que as camadas onipresentes de poeira eram um risco de explosão significativo.

É claro que instrumentos e sensores de pressão utilizados em atmosferas potencialmente explosivas onde exista a presença de pó combustível, devem atender aos requisitos semelhantes aos que estão em uso com a presença de gases combustíveis. Deve ser dada especial atenção à temperatura de superfície máxima permitida, e não apenas à prevenção de faíscas. Isso é particularmente importante, pois as superfícies quentes são uma fonte potencial de ignição e, em ambientes de poeira, muitas vezes todas as superfícies estão cobertas com o pó ali presente.

Se o pó estiver em movimento, há uma grande probabilidade de que ele inflame devido a presença das superfícies quentes e, inevitavelmente, ocasionar uma explosão. Portanto, é importante que todos os instrumentos e sensores de pressão utilizados neste ambiente de poeira, nunca atinjam uma temperatura máxima da superfície maior do que a temperatura de ignição do pó. Os sensores de pressão WIKA estão disponíveis com aprovação INMETRO para uso em ambientes de poeira explosiva, com valores para a temperatura máxima da superfície que são significativamente menores que as temperaturas de ignição usuais das poeiras comuns.

Se você tiver alguma dúvidas ou precisar de uma consulta detalhada para a aplicação dos transmissores de pressão WIKA, utilize nosso formulário de contato.

[1] Roger Peters, Chemietechnik “Ein Funke genügt“, edição Setembro/2008



Deixe uma resposta