scheme: resistance thermometry bridge

Quando uma corrente constante é passada através de um termômetro de resistência Rt e um resistor de referência fixo de valor conhecido Rs, a tensão através deles será diretamente proporcional aos seus valores de resistência.

A proporção das duas tensões e, portanto, dos dois resistores, pode ser medida com muita exatidão usando técnicas de divisor de tensão de alta precisão empregadas nas pontes AC com tecnologia ASL. Como Rs é conhecido, Rt pode ser determinado a partir de n = Rt / Rs, onde n é a proporção medida.

As vantagens da ponte AC

A tecnologia de ponte AC de baixa frequência (corrente alternada) tem grandes vantagens sobre os sistemas DC (corrente direta) para medição de alta precisão de termômetros de resistência de platina, dois dos quais são:

  • DC gera pequenas tensões no termômetro, resistor de referência e cabos, através de toda junção onde diferentes materiais são usados, (por exemplo, cobre, estanho, platina, paládio, níquel etc.). Estas tensões adicionam ou subtraem das tensões medidas e são dependentes das várias diferenças de temperatura nas junções, por isso são referidas como “FEM´s térmicas”. Essas tensões variáveis causam erros de medição e os sistemas de ponte DC mais precisos alternam a polaridade da corrente para tentar resolver o problema, levando entre dois e quatro segundos para cada reversão. Usando a tecnologia ASL, as pontes AC realizam essa reversão automaticamente 75 vezes por segundo, uma solução muito mais eficaz.
  • Circuitos ativos, que são fundamentais para o desempenho dos sistemas DC, sofrem com mudanças de temperatura ambiente e também com os efeitos do envelhecimento dos componentes. A exatidão das pontes ASL AC é fundamental para o seu divisor de tensão indutiva – um divisor de tensão passivo e preciso, no qual o desempenho não é afetado pela mudança de temperatura ambiente e pelo tempo. As pontes DC necessitam de uma eletrônica muito exata e estável para atingir seu desempenho. Como os circuitos ativos dentro da ponte AC são secundários ao desempenho, os efeitos das derivas ativas dos componentes e do envelhecimento são, portanto, minimizados. Isso resulta em um instrumento que não requer recalibração regular para permanecer dentro da especificação.

Nota
Informações sobre nossas pontes de resistência para termometria podem ser encontradas no site da WIKA.



Deixe uma resposta