sensorintegration

Ao aplicarmos sensores de pressão em ambientes industriais existem alguns requisitos essenciais que devem ser considerados durante a instalação para proteção mecânica e eletromagnética do equipamento:

Aspectos construtivos:
Dependendo do local de instalação e aplicação pretendida, o sensor terá uma construção diferenciada: por exemplo, considerando o grau de proteção IP necessário, proteção contra umidade, conexão ao processo rosqueada ou tipo “clamp”, conexões elétricas, etc…

Para sensores de pressão, onde não é possível projetar um invólucro mais robusto devido ao pouco espaço disponível, deve-se assegurar que a conexão elétrica, soldas ou componentes eletrônicos não sejam danificados durante a instalação. O projeto mais adequado deve ser desenvolvido em conjunto com o usuário e o fabricante para atender aos requisitos mais críticos.

Quando o sensor de pressão estiver fixado ao processo, deve-se ter um cuidado especial para garantir que isso não afete o sinal do sensor devido à tensões no elemento sensor. O fabricante do sensor ou transmissor poderá auxiliar com instruções de instalação especificas neste caso. A conexão mecânica rosqueada é menos crítica aqui, mas também exige mais espaço para instalação e, possivelmente, com custos mais elevados para o usuário.

Aspectos EMC (compatibilidade eletromagnética)
Um sensor de pressão geralmente deve ser o mais compacto possível. Isso também significa que muitas vezes não há espaço físico para medidas mais apuradas de controle EMC. A proteção eletromagnética mais apropriada deve ser aplicada pelo usuário para cada situação.
Por exemplo, em um sinal não amplificado de 2 mV/V em sensores metálicos thin-film e sensores cerâmicos, o usuário deve certificar-se que a distância até o painel de conexões não seja elevada, ou na necessidade de transmitir o sinal em grandes distâncias um cabo com a proteção e blindagem adequadas deve ser utilizado.

No geral, o usuário deve prever uma solução para minimizar os efeitos da interferência eletromagnética para sua aplicação final. Até mesmo em sensores com sinal amplificado e dependendo do sinal de saída, o comprimento máximo do cabo deve ser observado no projeto. Sinais digitais de circuitos microprocessados, tais como I2C, são muito mais sensíveis que os sinais de tensão (por exemplo, 1… 10 V) ou sinais de corrente (por exemplo, 4… 20 mA).

Nota
Mais informações sobre nossos sensores de pressão podem ser encontradas no site da WIKA. Se você tiver alguma dúvida ou precisar de conselhos detalhados sobre aplicações de sensores de pressão, consulte nossa equipe de especialistas.

Veja também nossos artigos
Quais são os níveis de configuração disponíveis para sensores de pressão?
Integração de um elemento sensor de pressão – compensação de erro de sinal para ponto zero e span



Deixe uma resposta