Válvula de ventilação: Com esta opção, o manômetro higiênico com diafragma, modelo PG43SA-S, também é adequado para a limpeza externa de produtos farmacêuticos com agentes particularmente agressivos. A válvula fechada veda o interior do manômetro de acordo com o grau de proteção IP68. Desta forma, evita a entrada dos produtos de limpeza.
Na indústria farmacêutica, proteger os ingredientes ativos e medicamentos contra contaminação é uma das principais prioridades. Portanto, a limpeza completa dos equipamentos e processos após cada lote é indispensável. No entanto, sua eficácia depende essencialmente da concentração das substâncias utilizadas e do nível das temperaturas.
Limpeza: Soda cáustica e ácido nítrico
Em vários casos, o equipamento da indústria farmacêutica não passa apenas pela limpeza interna no local do processo (CIP, SIP), mas também pela limpeza externa. Isso também se aplica a uma empresa farmacêutica que utiliza o modelo PG43SA-S da WIKA para monitoramento de pressão em tanques móveis. Aqui, o processo de limpeza é realizado externamente a altas temperaturas e com produtos químicos com uma concentração significativamente maior. Tais produtos incluem, por exemplo, 30% de soda cáustica e 60% de ácido nítrico – ambos na forma diluída. Com essas substâncias, o instrumento de medição é limpo por todos os lados com um sistema que utiliza bicos de limpeza.
Durante a limpeza, os produtos químicos podem entrar na caixa do manômetro através do orifício de ventilação. Os materiais do instrumento de medição podem suportar as concentrações e temperaturas típicas dos produtos de limpeza. Porém, ao longo do tempo, substâncias extremamente agressivas, como na aplicação descrita acima, e/ou temperaturas muito altas atacam o interior do manômetro. A consequência: O instrumento de medição deve ser substituído.
Medição de pressão com válvula aberta
A WIKA, portanto, procurou solucionar essa questão: Como estender a vida útil do PG43SA-S, mesmo quando limpo por fora em condições extremas? A resposta: usando uma versão com válvula de ventilação. A válvula fechada (IP68) veda o interior do instrumento para proteger contra substâncias de limpeza. No entanto, ao utilizar o medidor para sua função real, ou seja, o monitoramento de pressão, a válvula deve permanecer aberta. Caso contrário, será impossível medir a pressão manométrica corretamente. Isso ocorre porque a pressão interna aumenta em uma caixa fechada, o que pode gerar um resultado de medição falso.
Fácil operação
A nova válvula de ventilação é montada na parte superior da caixa para fácil acesso e visibilidade. Pode ser aberta ou fechada por meio de uma chave tipo borboleta sem necessidade uso de ferramentas (ou seja, de forma manual). A caixa do manômetro indica claramente o sentido de rotação da chave e as posições aberta e fechada da válvula. A chave e a vedação da válvula possuem um design higiênico e um anel de vedação e segurança que impede que a válvula seja desparafusada.
Esterilização em autoclave
Antes de cada limpeza externa, a válvula de ventilação deve ser fechada. O manômetro tem então um grau de proteção IP68. Se o processo de limpeza for seguido de esterilização em autoclave, a válvula deve ser aberta novamente. Do contrário, como resultado das condições de vapor saturado que ocorrem ali, a pressão interna também aumentaria, trazendo consequências negativas para o instrumento de medição.
Conclusão
O manômetro com diafragma modelo PG43SA-S foi desenvolvido especificamente para uma ampla variedade de aplicações sanitárias. A nova versão com válvula de ventilação e proteção IP68 ampliou ainda mais a gama de aplicações para o manômetro.
Nota
Para mais informações sobre o manômetro higiênico modelo PG43SA-S e outros modelos da série PG43SA, visite o site da WIKA. Em caso de dúvida sobre os manômetros com a opção de proteção IP68, entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudá-lo.
Veja também nosso artigo
Manômetros para processos farmacêuticos: “medição a seco” faceado ao processo