A medição de pressão é amplamente utilizada dentro dos processos industriais, sendo aplicada em vários segmentos, desde aqueles considerados básicos e domésticos, até aqueles que lidam com aplicações industriais críticas. É através da medição de pressão que abrimos possibilidade para o controle de outras variáveis, como nível, volume, densidade e vazão. As tecnologias de medição precisam estar de acordo com o tipo de indústria, processo e características específicas. Logo, o melhor caminho antes da aquisição de qualquer instrumento é buscar por ajuda especializada, pois tão importante quanto realizar a medição de pressão, é realizá-la com segurança e qualidade!

Aplicações críticas e a medição de pressão

Quando falamos em aplicações críticas industriais, entram aspectos como tipo de processo, sanitização entre outros ambientes críticos com presença de altas temperaturas. Não necessariamente o termo “crítico” está relacionado a processos inseguros, mas sim àqueles que demandam maiores cuidados. Nos pontos de atenção entram as métricas de controle e avaliação de parâmetros. Por exemplo, empresas que trabalham com substâncias em altas temperaturas ou com fluidos isolados em compartimentos precisam fazer medições constantes dessas variáveis. Dessa forma, manteremos a qualidade e segurança na linha de produção. As aplicações de alta pressão são extremamente desgastantes para a instrumentação de medição. E pode ser difícil encontrar sensores que possam suportar a tensão enquanto permanecem altamente responsivos. Se tratando da medição de pressão em condições críticas, deve-se levar em consideração a segurança, a confiabilidade, a versatilidade e exatidão. Todos facilmente alcançados com o uso de transmissores de pressão projetados para suportar medições de alta complexidade. Uma forma de garantir que teremos a tecnologia em favor da segurança operacional é automatizando processos através de instrumentos e sensores dedicados. E este papel é exercido pelos transmissores de pressão digitais da WIKA.

Lidando com segmentos que possuem condições críticas de processo

Dos diversos tipos de áreas, aquelas que mais precisam de atenção são: alimentícia, farmacêutica, de máquinas e equipamentos, geração de energia, químico e petroquímico. Tendo em vista que os produtos e serviços oferecidos por esses segmentos impactam diretamente na vida cotidiana das pessoas.

Tipos de medição de pressão

Por se tratar de uma grandeza variável, a medição de pressão pode ser realizada sob óticas diferentes e avaliar princípios diferentes, a depender do processo. Por exemplo, podemos trabalhar com três tipos de medição de pressão: absoluta, manométrica e diferencial.

  • Medição de pressão absoluta: medida em relação ao vácuo perfeito, que é o nosso zero absoluto. Utiliza-se a notação ABS para diferenciar esta categoria de medição.
  • Medição de pressão manométrica: medida em relação à pressão ambiente ou atmosférica. É o resultado entre a medição de pressão absoluta medida em algum ponto e a pressão atmosférica.
  • Medição de pressão diferencial: medida resultado da diferença entre dois pontos distintos. Detalhe: o ponto precisa ser diferente do ponto de vácuo ou pressão absoluta.

Na hora de adquirir um transmissor de pressão, leve em consideração quais as necessidades do seu processo, principalmente quais parâmetros deverão ser avaliados regularmente.

Especificando a escolha do instrumento

Tendo em vista as muitas possibilidades e características particulares de cada processo, a medição de pressão precisa se adaptar às especificações dadas, pois os detalhes dão a garantia de uma montagem segura e medições exatas. Para evitar especificações incompletas ou dados inconsistentes, é preciso estar atento a algumas características de processo que tem a ver com o instrumento de medição de pressão. Listaremos algumas questões fundamentais abaixo:

  • O que se pretende medir? Tipo de pressão: manométrica, absoluta, diferencial; outras grandezas subjacentes às medições de pressão: vazão, nível, volume, força, densidade, etc.).
  • Qual o objetivo da medição de pressão? Controle ou monitoramento de processos; proteção; controle de qualidade; estudos e pesquisas; balanços de massa e energia; exatidão; limites de sobrepressão e pressão estática; estabilidade e outros.
  • Qual substância trabalhada? Características do fluido: estado (vapor, gás, líquido); pressão máxima atingida pela substância; temperaturas extremas alcançadas (máxima e mínima).
  • Conexões especiais? Selos diafragmas (utilizados em processos com condições críticas).
  • Qual padrão de sinal elétrico que será utilizado para transmissão da variável pressão aos controladores?
  • Quais as conexões elétricas e padrão industrial utilizado pelo processo?

Essas são algumas das perguntas a serem respondidas antes da compra de um instrumento de medição de pressão, seja um transmissor, um sensor ou um manômetro. Saber todos os pequenos detalhes sobre um processo dá a certeza de que as escolhas serão assertivas e os resultados almejados com a medição de pressão serão alcançados. Manter os cuidados na instalação e utilização de um instrumento é a chave para segurança e exatidão na linha de serviços.

Fale com especialistas de instrumentação industrial

Procure um de nossos especialistas para mais informações sobre o uso de transmissores na medição de pressão. Porque além da rápida disponibilidade, calibração de instrumentos e análise de processos, você terá um bom custo-benefício. Acesse o nosso site para informações sobre os serviços e equipamentos oferecidos pela WIKA.


Deixe uma resposta