A escolha do cabo correto para a transmissão de sinais em sua máquina tem influência essencial na funcionalidade da máquina. Normalmente, ao determinar os instrumentos de máquinas e plantas, uma grande atenção é dada à escolha dos sensores certos.

Por exemplo, o usuário determina quais princípios de medição são usados para medição de nível, qual fonte de alimentação deve ser fornecida à máquina e qual tipo de transmissão de sinal deve ser usado. Normalmente, os cabos mostrados como simples linhas de conexão entre o sensor e o SPS nos esquemas de fiação são problemáticos. Isso representa um paradoxo interessante na tecnologia de automação – um sensor é testado para as mais altas exigências para garantir que ele atenda aos requisitos da aplicação, enquanto um cabo é visto apenas como um componente que supostamente garante uma conexão confiável em todas as circunstâncias.

No entanto, cabos e conectores representam uma das fontes mais frequentes de erros. É exatamente onde o potencial imprevisto de aumentar a disponibilidade da máquina pode ser encontrado. Em boa parte de casos estudados, fabricantes renomados de cabos rastrearam a falha do sensor em máquinas exatamente na falha mecânica do cabo devido à instalação ou manuseio indevido e, especialmente, devido à escolha de um cabo inadequado para a aplicação em específico. Sobretudo, não há uma solução patenteada para determinar qual cabo e qual conector é mais adequado para sua aplicação.

Por exemplo, as demandas de flexibilidade para cabos usados em sondas de nível para medição de nível em poços profundos não são altas, enquanto as demandas de resistência à tração, bem como alta rigidez longitudinal e transversal são. Em sondas de nível, conectores tipo plugue praticamente não são aplicáveis devido à falta de estanqueidade permanente. Para máquinas operatrizes montadas em prédios de fábrica, são utilizados os materiais de cabos mais simples com um simples conector M12. Neste caso, no entanto, o uso de um cabo adequado que resista permanentemente às condições ambientais, tais como flutuações de temperatura e que apresente resistência contra óleos e gorduras, pode aumentar significativamente a disponibilidade da sua máquina.

O uso de conjuntos de cabos com conectores pré-montados de fábrica também evita risco de falha devido à montagem incorreta no local. Portanto, não é verdade que todos os cabos sejam os mesmos e que qualquer cabo com o número suficiente de fios seja adequado para uma aplicação.

Invista algum tempo especificando um cabo adequado para sua aplicação. Pense nas demandas que sua conexão de plugue com sensores e PLC deve atender. Um conceito de fiação com correspondência individual oferece um aumento mensurável da disponibilidade da máquina e maior segurança durante a operação.

Nota
Se você precisar de assistência ou consultoria para especificar um sensor de pressão adequado e cabo / conector associado, não hesite em entrar em contato conosco.



Deixe uma resposta