Assim que uma pressão pré-definida é atingida, o pressostato eletrônico abre ou fecha uma chave de contato correspondente. Existem vários projetos de pressostatos eletrônicos que são usados em uma infinidade de processos industriais. Particularmente, esse pressostatos são frequentemente aplicados na construção de máquinas. As vantagens da versão eletrônica são: um display digital, pontos de comutação ajustáveis e confiabilidade consideravelmente alta.
Construção de um pressostato eletrônico
Um pressostato eletrônico é baseado em um sensor de pressão eletrônico (geralmente também chamado de transmissor de pressão) e, consequentemente, o pressostato também fornece as mesmas funcionalidades de um sensor de pressão. Em virtude dos interruptores eletrônicos integrados usados para abrir ou fechar o circuito elétrico, ele executa tarefas de controle simples. O ponto de comutação e o ponto de reinicialização podem ser ajustados individualmente e facilmente direto no instrumento.
Particularidades dos pressostatos eletrônicos
Por padrão, um pressostato fornece apenas saídas digitais binárias, como o ponto de comutação ou o ponto de reinicialização “alcançado” ou “não alcançado”. Contudo, não fornece nenhuma informação do quão distante está a pressão medida do ponto de comutação ou do ponto de reinicialização. É por isso que muitos pressostatos eletrônicos possuem um display e, adicionalmente, um sinal de saída analógico. No visor, pode-se ler a pressão aplicada ou verificar os parâmetros definidos. O valor de pressão também pode ser transmitido através do sinal de saída analógico para uma unidade de controle. Esse tipo de pressostato eletrônico pode ser considerado como um instrumento 3 em 1: um interruptor eletrônico, um sensor de pressão (transmissor de pressão) e um indicador digital combinado dentro de um único instrumento.
Nota
Mais informações sobre a nossa gama de pressostatos podem ser encontradas no site da WIKA.