Change-over switching function

Um pressostato com a função de comutação “reversível” representa uma versão especial de um pressostato com duas saídas de comutação agindo de forma oposta para comutar dois circuitos. Um contato “reversível” fecha um circuito e abre simultaneamente um segundo circuito. Assim, este tipo de contato cumpre simultaneamente a função de um contato “normalmente aberto” e também “normalmente fechado”.

Exemplos de aplicação de pressostatos com a função contato reversível

Contatos reversíveis são utilizados em escala muito menor em aplicações industriais em relação às variantes tradicionais normalmente aberta e normalmente fechada. No entanto, muitas aplicações com recursos de segurança simples podem ser implementadas com contatos reversíveis.

Vamos olhar para o monitoramento simples de máquinas, como por exemplo uma unidade de refrigeração em uma máquina-ferramenta com indicação de falha visual (veja a figura). Um pressostato com função de comutação reversível monitora o suprimento de refrigerante para a ferramenta. Se a pressão de alimentação do refrigerante for suficiente, o circuito de chaveamento de uma luz verde é acionado (luz verde acesa). Se, no entanto, a bomba falhar e a pressão de alimentação do refrigerante cair, o comutador alterará o seu estado de comutação. Abre-se assim o circuito de chaveamento da luz verde (luz verde off), fechando simultaneamente o circuito de chaveamento da luz de aviso amarela (luz amarela acesa). Assim, o operador da máquina recebe um feedback visual direto de qualquer interrupção no líquido refrigerante na unidade de fornecimento. Naturalmente, com a conexão apropriada, o contato reversível poderia alterar outras cargas conectadas no lugar de uma luz de advertência, o que poderia, por exemplo, desligar a máquina ou ativar um aviso sonoro.

Uso de pressostatos mecânicos vs. pressostatos elétricos

Através de um nível de automação cada vez maior, mesmo em máquinas simples, nos últimos anos vem ocorrendo um maior uso de pressostatos mecânicos com contatos normalmente aberto ou normalmente fechado como monitoramento de segurança redundante para o monitoramento contínuo com sensores. Os mais recentes desenvolvimentos em pressostatos eletrônicos modernos oferecem ao operador, através da provisão simultânea de sinais de comutação e saída analógica, uma gama muito maior de oportunidades no projeto de controle de segurança. Assim, um controle com o auxílio de pressostatos eletrônicos pode – através do sinal analógico – monitorar continuamente a pressão, temperatura ou nível do sistema, enquanto também, ao mesmo tempo – através da avaliação dos contatos – cumprir uma função de segurança independente através do monitoramento de estados críticos, em que os perigos para o pessoal e maquinário podem ser evitados.

Além da função reversível, os fabricantes de chaves oferecem uma variedade de funções de comutação para todas as aplicações, como normalmente fechado ou normalmente aberto. Com o auxílio dessas funções de comutação, os operadores podem cumprir quase 100% de todas as tarefas simples de controle e segurança na construção de máquinas.

Nota
Mais informações sobre pressostatos mecânicos e pressostatos eletrônicos podem ser encontradas no site da WIKA. Se você precisar de algum conselho sobre a escolha de um pressostato adequado, sua pessoa de contato terá prazer em ajudá-lo.

Leia também nosso artigo
O que significa a função de contato “normalmente aberto” em pressostatos?

 



Deixe uma resposta