Calibration of length measuring instruments

Instrumentos de medição dimensional, como instrumentos de ensaio, medição, e inspeção, fazem parte da análise de riscos prevista na Norma ISO 9001. Como resultado do aumento das exigências de garantia da qualidade dos Produtos, a importância da calibração em relação a isso é ainda maior. No passado, um simples teste Passa – Não Passa (P/NP) era em muitos casos o suficiente, como também era realizado, por exemplo, com os calibradores de rosca, porém ao determinar as dimensões reais do diâmetro efetivo do passo, descobertas mais concretas agora podem ser derivadas aqui.

Ao lado da medição de equipamentos de ensaio, medição e inspeção (os conhecidos EMEI´s), os padrões de referência também podem ser utilizados diariamente. Paquímetros, relógios comparadores, relógios apalpadores, comparadores de diâmetro interno, trenas, réguas, medidores de altura também são usados aos milhares todos os dias. Frequentemente, esse serviço de calibração, e em alguns casos até de monitoramento, é realizado por provedores de serviços externos. Por exemplo, a WIKA, com seus laboratórios de calibração, oferece essas calibrações como parte de seu escopo de Serviços. A necessidade de calibração reside, não apenas no cumprimento aos requisitos das normas, por exemplo ISO 9001, mas também na otimização e garantia da qualidade dos produtos e dos processos.

Necessidade de calibração para instrumentos de medição de comprimento

A ISO 9001 enfatiza a possibilidade de influências negativas na qualidade final dos produtos. Uma avaliação de risco eficiente envolve a calibração regular e sistemática dos equipamentos de medição, ensaio e inspeção internos para garantia da qualidade.

A ISO 9001 requer uma calibração regular desses equipamentos de medição que estão diretamente relacionados à qualidade do produto, porém não é especificado um intervalo de calibração. Consequentemente, a frequência da calibração é determinada pela respectiva empresa. Os critérios significativos são a frequência de uso, suas propriedades e condições. Os intervalos de calibração só podem ser determinados individualmente, uma vez que são influenciados por vários fatores: Os itens de teste são usados para medir peças secas ou oleosas? Será que o calibrador de rosca será “levemente apertado à mão” pelo pessoal? Na WIKA, o ciclo interno de um novo instrumento, por exemplo, costuma ser de um ano. Dependendo do estudo dos resultados obtidos nesta calibração, a periodicidade de calibração deste instrumento, é então definida.
Em particular, no processo de calibração dos medidores de roscas, ainda é necessário uma série de etapas manuais.

Conclusão

Resumindo, é necessária a calibração, em todos os casos, para garantir os resultados satisfatórios de medição, bem como para reduzir os custos, minimizando assim a inatividade das máquinas e da planta. Com base nos requisitos de garantia de resultados e qualidade mencionados, a calibração regular e sistemática, assim como o monitoramento dos equipamentos de medição, ensaio e inspeção (EMEI´s), onde estão inseridos os instrumentos de medição dimensional, é de suma importância.

Nota
Se tiver alguma dúvida, não hesite em entrar em contato com nossa equipe de serviço das 7:30h às 17:00h, pelo telefone +55 15 3459-9700. Para obter mais informações sobre nosso centro de calibração & serviço, visite o site da WIKA.


Deixe uma resposta