O uso de selos de proteção (ou selos diafragmas, como também são conhecidos) é recomendado aos processos onde a aplicação envolve circunstâncias mais agressivas ou que não possam ser contaminadas. Seja porque o meio é instável, atinge altas temperaturas ou porque as substâncias sejam tóxicas e/ou corrosivas. Nesses casos, instrumentos como manômetros e outros medidores de pressão precisam ser protegidos do contato com os fluidos. Assim, os selos de proteção estão presentes nos mais diversos segmentos da indústria, da geração de energia até a fabricação de laticínios. Neste artigo, vamos explicar com mais detalhes a importância de um selo de proteção e quais os seus usos. Você irá perceber, que mesmo indiretamente, eles estão em nosso cotidiano. Acompanhe!

Os selos de proteção: segurança e resistência

Como o próprio nome sugere, um selo de proteção é um instrumento auxiliar utilizado para criar uma barreira entre duas partes de um mesmo processo onde a parte “molhada”, que se encontra diretamente em contato com as substâncias, não pode ser contaminada pelo exterior. Ou ainda em casos onde os materiais de uso são tóxicos, corrosivos ou estão em alta temperatura, o que poderá danificar os equipamentos. A utilização de selos de proteção se dá em etapas onde a medição de pressão é indispensável.

Nesta condição, teremos a acoplagem do selo ao medidor de pressão. Assim, zera-se o risco de danos aos manômetros ou de contaminação das partes molhadas do processo. Já que o sensor diafragma do selo cumpre com excelência o papel de separar meio do instrumento. Temos, então, que a função de um selo diafragma é dupla. A proteção é tanto para evitar acidentes e a danificação de peças, quanto para garantir higienização adequada. Já que, como veremos mais adiante, esse tipo de instrumentação é utilizada desde setores de serviços até aos relacionados à área de food & pharma.

O uso do selo de proteção não restringe a qualidade da medição

Diferente do que se possa imaginar, este tipo de instrumento não é um simples anteparo que poderá, em alguma proporção, prejudicar os processos de medição. Porque o selo diafragma é projetado justamente para receber a pressão e transferí-la ao manômetro. Assim, além de proteger os equipamentos e o próprio processo, ele garante que não exista imprecisão na medição.

Selos de proteção: uma solução adaptável

Por ser um instrumento necessário em diversos segmentos da indústria, nem todos os selos de proteção são iguais e na realidade, esse é o melhor caminho. Por exemplo: os fluidos usados na geração de energia são muito diferentes daqueles que são utilizados em indústrias alimentícias. Sendo assim, um selo de proteção deve ser uma solução adaptável e compatível à substância com o qual estará em contato. Afinal, será pouco efetivo adquirir um selo para proteger o seu equipamento de medição de pressão se o instrumento adquirido apresentar incompatibilidades com o meio, o que poderia provocar danos aos outros equipamentos.

Desta forma, encontrar um selo de proteção completamente pronto é um pouco mais complexo, já que, dificilmente um material comum será compatível com qualquer tipo de fluido de uma planta industrial. Portanto, na maioria das vezes, é melhor buscar por soluções feitas sob medida.

Nesse momento, contar com a empresa referência na produção de selos diafragmas pode evitar muitas dores de cabeça e até mesmo, prejuízos financeiros à companhia. A WIKA é reconhecida por produzir selos diafragmas de alta qualidade com uma vasta gama de materiais, voltados a atender as necessidades mais específicas de cada setor industrial desde a indústria farmacêutica até o segmento alimentício, conseguindo entregar produtos com excelência garantida.

Além dos selos, a empresa também produz, entrega e instala o sistema completo. Isso quer dizer que conseguimos fornecer o manômetro e o selo diafragma já testados e conectados como uma solução conjunta.

Os selos de proteção estão em nosso cotidiano

Até aqui falamos como os selos de proteção são importantes em variados segmentos industriais. Isso significa também que, de maneira direta ou indireta, esses instrumentos estão presentes em nosso cotidiano já que, nos dias atuais, praticamente tudo o que consumimos passa por algum processo industrial.

Um exemplo simples são os alimentos. Os laticínios, que costumam estar sempre presentes em nosso dia a dia, passam por processos industriais e por serem produtos que exigem um alto grau de higienização durante o processamento, os selos de proteção são indispensáveis. Neste caso, eles são empregados tanto para proteção do dispositivo de medição, quanto para evitar que o insumo seja contaminado.

Além do uso na indústria alimentícia, o selo de proteção também é constantemente empregado no setor farmacêutico. Inclusive, na produção das tão esperadas vacinas contra a Covid-19, os selos diafragma foram usados na proteção do medidor de pressão em dispositivos de armazenamento de insumos utilizados nos laboratórios e fábricas de vacinas. Portanto, apesar de muitos considerarem o uso do selo de proteção como secundário em todos os processos, ele é muito importante, inclusive em nosso dia a dia.

Conte com especialistas

Na hora de escolher o selo de proteção ideal para a sua planta, lembre-se de contar com a empresa que é referência na área. Portanto, conte com o time de especialistas da WIKA do Brasil. Nosso time está preparado para atender todas as suas demandas e oferecer as melhores soluções disponíveis no mercado. Dos manômetros aos selos de proteção, conte conosco!


Deixe uma resposta