Na automação industrial e especialmente em sensores de pressão, o sinal de corrente de 4 – 20 mA é o mais utilizado para transmissão de valores. O amplo uso deste sinal deve-se ao seu fácil manuseio e especialmente sua resistência contra interferências.
O sinal de corrente possui maior imunidade contra interferência eletromagnética do que um sinal de tensão devido ao fato de que interferências eletromagnéticas são alimentadas em linhas como sinais de tensão e resultam em poucas alterações de corrente, na resistência de entrada do receptor. O sinal 4 – 20 mA é utilizado em várias aplicações na transmissão de valores como temperatura e pressão. Por exemplo, a faixa de 0 … 10 bar de um transmissor de pressão em um processo de produção é convertida pelos circuitos eletrônicos do instrumento em um sinal de corrente de 4 – 20 mA.
Os sinais de 4 – 20 mA dois fios são preferidos em relação aos com três fios devido a sua economia em fiação e fácil detecção de erros. Nesta versão, um rompimento no cabo é detectado pelo valor de corrente que cai para 3,8 mA e um curto-circuito pelo valor de corrente acima de 20,5 mA (conforme NAMUR NE 43). O 4 – 20 mA três fios ainda é utilizado, mas somente em instrumentos que demandam alta energia de alimentação.
Tenho muita curiosidade em entender o sinal de 4a 20mA.
Boa tarde José,
Qual seria sua dúvida sobre o sinal de 4 a 20mA?
boa tarde, instalei um sensorde nivel 4a 20ma – 95 metros de profundidade, estava marcando corretamente , os niveis , porem começou a marcar niveis negativos , isso e devido a que , corrente receptor ou o proprio sensor de nivel, desde ja agradeço ,
Bom dia Leonardo!
Para esse tipo de problema, por gentileza contatar nossa equipe de serviços:
-> centrodeservico@wika.com
Transmissores 4..20mA a 2 fios funcionam em entrada de corrente a 4 fios? Seria apenas uma forma de ligação dos cabos ou há interferência ou mal funcionamento nesta pratica?
Agradecemos a sua pergunta, transmissores @ 2 fios são alimentados pelo mesmo circuito em “loop”, sensores @ 3 ou 4 fios possuem alimentação independente.
Um transmissor com saída de corrente (4 a 20mA) e range de 10 a 80ºC está fornecendo na saída uma corrente de 11mA. Qual é o valor de temperatura medida?
me ajude nessa questão, favor enviar no e-mail.
Olá Gustavo, obrigado pelo contato em nosso blog.
Respondemos no seu e-mail, conforme solicitado.
Bom dia , como posso identificar os polos de um transmissor (4 a 20mA) caso não possua nenhuma especificação ou data sheet do produto? se puder ajudar desde ja obrigado
Bom dia!
Primeiramente é necessário avaliar se o transmissor opera a 2 ou 3-fios.
A grande maioria opera em 4…20 mA é conectado a 2-fios.
As polaridades normalmente vem estampadas na etiqueta do produto, nos terminais na caixa ou no manual.
A ligação a 2-fios é bastante simples, bastando energizar um dos contatos (+) e retornar com o sinal no outro contato (-) fechando o circuito de corrente.
Caso o instrumento não opere , basta inverter essa a ligação.*
** Obs: deve ser verificado antes se o instrumento suporta inversão de polaridade.
Se numa dada aplicação tiver disponível um transmissor com saída 4-20mA e o sistema de medição tiver somente entradas em 1-5V, a aplicação seria possível?
Boa tarde Ednaldo;
Sim, é possível a leitura do sinal através de um circuito eletrônico na entrada que converterá o sinal.
Entretanto, deve-se tomar certo cuidado para o erro total na saída desse circuito.
A WIKA fabrica transmissores com diversas opções de sinal dentro dos padrões industriais.
Caso precise de mais informações entre em contato conosco pelo telefone 15 3459-9700. Permanecemos à disposição.
Olá,
quais os problemas em transmitir dois sinais analógicos diferentes em um cabo com 4 pares de fios?
Considerando que este cabo possui “shield”.
Obrigado
Eduardo
Olá Eduardo!
Em princípio se os cabos forem pares isolados por malha mais a malha Shield aterrada corretamente os riscos de interferência são baixos.
Não é uma prática comum , pois cada sinal de instrumentação deve ser separado por cabos marcados dentro da respectiva malha de controle
Para mais informações você pode entrar em contato com o nosso especialista dessa linha de produtos: Samuel Marques, telefone 15 98142-0333, e-mail samuel.marques@wika.com.
Estou fazendo o meu TCC com um transdutor de pressão de 30psi, onde meço a pressão nas tubulações de aeração dos tanques de aquicultura (criação de peixes, camarões e etc…), utilizando uma sirene e um app para informar o produtor caso a pressão abaixe muito, pois sem oxigênio os peixes morreriam. Utilizo o ESP32, um regulador de tensão e um conversor A/D ADS1115, pois o ESP fornece apenas 3.3 V e o transdutor precisa de 5V para funcionar bem. Estou lendo um sinal digital do transdutor através do conversor ADS1115, porém não estou conseguindo fazer os cálculos para transformar a voltagem lida em psi, pois na pressão 0 a voltagem recebida é de 0,5V e na pressão de 30psi a voltagem recebida é de 4,5V, segundo a datasheet do transdutor.
Bom dia Davi,
Por favor entre em contato com nossos vendedores técnicos para que eles possam te orientar sobre a utilização do instrumento.
vendas@wika.com.br
O que é sinal 4 a 20?
Bom dia Willian, como vai?
Vamos passar seus dados para o departamento comercial que fará contato sobre a sua dúvida.
Ótimo dia!
Preciso de um sensor de nível que possa medir até 5 metros de líquido em 4 a 20 ma com preço competitivo!
10 metros de cabo.
É preciso saber qual é a vida útil do sensor se funcionar mergulhado numa caixa de água.
Favor me responder por e-mail, pois provavelmente eu não lerei aqui na página.
Vamos passar seus dados para o departamento comercial que fará contato sobre a sua dúvida.
Ótimo dia!
Boa tarde.
Me foi solicitado a avaliação de um instrumento de medição de pressão que trabalha de 0 a 10 bar e, para esse range, ele fornece na saída um sinal de 4 a 20 mA. Preciso saber qual a sensibilidade do instrumento para realizar a troca dele por outro com as mesmas características. Seria possível a ajuda? resposta no emai por favor
Vamos passar seus dados para o departamento comercial que fará contato sobre a sua dúvida.
Ótimo dia!