Alemanha, um pressostato de pressão da WIKA desempenha um papel crucial. Dentro do escopo do monitoramento de pressão, ele executa a função central de segurança no sistema de alimentação H2 durante a viagem.
Os benefícios do hidrogênio no transporte ferroviário são bastante desconhecidos para o público em geral. Mesmo que os primeiros trens com células de combustível H2 já estejam em operação. Eles operam em linhas ferroviárias não eletrificadas e substituem os trens a diesel que antes eram usados.
Tanques baseados em tecnologia composta de fibra de carbono
A capacidade do tanque para o hidrogênio deve ser adaptada às distâncias. Um dos clientes da WIKA se especializou em sistemas individuais de armazenamento de combustível para veículos H2. Seus tanques cilíndricos são baseados em tecnologia composta de fibra de carbono. Eles são, portanto, extremamente robustos e ainda têm um peso relativamente baixo em comparação com os vasos de aço.
Tanques deste tipo também são instalados no trem movido a hidrogênio mencionado no início. Este trem de várias unidades, projetado para tráfego de deslocamento, é preenchido com o hidrogênio em um terminal especial. A pressão do tanque é de 300 a 350 bar. Durante a condução, deve ser reduzido a um valor de um dígito para o fornecimento para a célula de combustível. Isso é feito através de uma unidade de regulação de pressão do sistema de armazenamento.
Pressostato de pressão no trem movido a hidrogênio desliga o sistema de acionamento
O modelo de pressostato de pressão PXA atende aos requisitos da aplicação do trem movido a hidrogênio. Com o monitoramento de regulação da pressão do tanque e da pressão no trem movido a hidrogênio, o cliente usa o modelo de pressostato de pressão PXA para a função de segurança. O instrumento em miniatura desliga o sistema de propulsão H2 em dois casos, dependendo da função:
- se o tanque está em perigo de esvaziar
- se a pressão se torna muito alta quando o hidrogênio é transferido para o sistema de propulsão
Tal proteção de emergência também poderia ser realizada com um sensor de pressão e um software. Mas para os trens esta solução seria muito complicada. Também é classificado com um risco de erro mais elevado do que uma função de segurança baseada no pressostato.
Adequação SIL-3
O cliente não decidiu sobre o modelo PXA por causa apenas de sua qualidade de medição. O pressostato de pressão também foi considerado ideal para a tarefa no trem movido a hidrogênio por causa de sua adequação SIL-3. Assim, atende facilmente aos requisitos de mercado relacionados à segurança para a aplicação H2 (SIL-2).
Pressostato à prova de explosão (“Ex d”) e design compacto
O PXA também foi projetado para temperaturas ambientais de -40 °C a +85 °C. Além disso, o pressostato de pressão tem aprovação IECEx “Ex d” (adequado à prova de chamas), que o cliente exige como padrão. Uma vantagem adicional deste instrumento: o PXA poderia ser facilmente integrado ao sistema de armazenamento graças ao seu design extremamente compacto.
Nota
Mais informações sobre o modelo de pressostato de pressão PXA podem ser encontradas no Site da WIKA. Se você tiver alguma dúvida, entre em contato conosco.