Um corta-chamas de pré-deflagração de volume ou – simplificado – um corta-chamas evita a transmissão de chamas, através de um instrumento de medição, para uma área perigosa de zona 0 (gás). Esta função protetora, portanto, desempenha um papel importante, especialmente na instrumentação de processos na indústria química. No entanto, também aumenta a segurança operacional na indústria de águas residuais: no transporte móvel de águas residuais.

Em regiões densamente povoadas, as redes de esgotos transportam as águas residuais para estações de tratamento. Nas zonas rurais, contudo, muitas vezes faltam tais infra-estruturas. As águas residuais das residências fluem para fossas sépticas ou fossas. Para esvaziá-los, as empresas de gestão de resíduos utilizam caminhões a vácuo com caminhões-tanque. Esses veículos então levam sua carga até a estação de tratamento de esgoto mais próxima para processamento.

Possível perigo devido a vapores inflamáveis

O transporte para lá envolve um certo perigo potencial. Isto ocorre porque uma camada de hidrocarbonetos se forma na superfície das águas residuais não tratadas no tanque de coleta fechado do veículo. Isto pode produzir vapores inflamáveis. Isto significa que o interior do tanque corresponde a um nível de perigo da zona 0. De acordo com a definição, uma atmosfera explosiva prevalece permanentemente ou durante um longo período de tempo.

Corta-chamas no manômetro

Tal como na aplicação do artigo, o corta-chamas no sistema de selo diafragma mostrado aqui também está integrado em um manômetro com um sinal de saída. O adesivo marca o ponto onde começa a zona protegida.

Tal como na aplicação do artigo, o corta-chamas no sistema de selo diafragma mostrado aqui também está integrado em um manômetro com um sinal de saída. O adesivo marca o ponto onde começa a zona protegida.

Os instrumentos de medição de pressão utilizados para monitoramento de tanques devem atender a este requisito. Por esta razão, um fabricante de caminhões a vácuo equipa seus veículos com um sistema de vedação diafragma da WIKA. Anexado à vedação do diafragma com diafragma embutido está um manômetro modelo PGT23 aprovado pela ATEX com um corta-chamas de pré-deflagração de pré-volume modelo 910.21 integrado.

Aprovação ATEX e também IECEx

O corta-chamas cumpre os requisitos da norma harmonizada EN ISO 16852:2016. Portanto, permite a montagem em uma zona 0. Além disso, o modelo 910.21 é o primeiro corta-chamas do mercado que possui aprovação IECEx além da aprovação ATEX. O fabricante de camiões a vácuo aumenta assim as possibilidades de exportação dos seus veículos.

Informações sobre pressão durante a condução

O manômetro modelo PGT23, no qual está embutido o corta-chamas, é um instrumento híbrido. Além do display mecânico de pressão, possui um sinal de saída analógico (4 … 20 mA). O sinal é transmitido para a cabine do caminhão-tanque a vácuo para que as informações sobre a pressão no tanque estejam sempre disponíveis, mesmo durante a condução.

Observação: Além do PGT23, a WIKA também combina o corta-chamas com outros instrumentos de medição de pressão e sistemas de selo diafragma aprovados pela Ex para formar uma unidade fixa. Informações técnicas sobre o corta-chamas de pré-deflagração de pré-volume modelo 910.21 estão disponíveis no site da WIKA. Se você tiver alguma dúvida, seu contato terá prazer em ajudá-lo.


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