Desde 2020, a WIKA Middle East tem apoiado a organização não governamental (ONG) “Safe Water Gardens” (SWG) de Singapura. Esta organização fornece saneamento básico para famílias pobres. 30 famílias na Indonésia beneficiam disto, mas esse número deveria ser muito maior.

Globalmente, cerca de 60 por cento da população ainda não tem acesso a instalações sanitárias ou latrinas adequadas. Isso faz com que águas residuais não tratadas acabem no meio ambiente, causando poluição severa. As crianças, que são frequentemente expostas a estas águas residuais, morrem frequentemente de doenças causadas pela contaminação fecal – na Indonésia, o número diário é de quase 400 crianças.

Economize água e deixe o jardim florescer

Uma pia de cozinha para lavar a louça

Uma pia de cozinha para lavar a louça

A ONG “Jardins de Água Segura” estabeleceu como objetivo dotar o maior número possível de casas nas zonas rurais de um sistema de saneamento seguro e acessível. A solução é um sistema de tratamento de esgoto originalmente desenvolvido pela “UNICEF”. Essencialmente, isto inclui um tanque de plástico livre de manutenção que pode ser enterrado no jardim, um sistema de tubagem, um dreno de cascalho e uma pia de cozinha separada (cujas águas residuais não fluem para o tanque). As águas residuais do banheiro e da área de lavagem passam por uma tubulação até o tanque que desenvolve sua própria cultura bacteriana. A partir daí, a mistura passa por baixo da horta, onde irriga e fertiliza ao mesmo tempo.

Um passo para melhorar a saúde e uma melhor qualidade de vida

Na ilha de Bintan, na Indonésia, 30 famílias foram apoiadas por unidades SWG por iniciativa da WIKA Middle East, que transformaram significativamente suas vidas. Agora os seus filhos já não estão em contacto com água contaminada. Em seus jardins, as colheitas e as ervas prosperam melhor. Ao mesmo tempo, esta é uma contribuição para a proteção ambiental. Além disso, os odores nocivos e os níveis de vida dos insetos estão a diminuir, melhorando o estatuto social destas famílias.

O princípio de “Jardins de Água Segura”, um tanque de plástico (1), um canteiro com drenagem de cascalho (2) e um sistema de tubulação (3)

O princípio de “Jardins de Água Segura”, um tanque de plástico (1), um canteiro com drenagem de cascalho (2) e um sistema de tubulação (3)

 

Na WIKA Middle East, vários funcionários apoiam este projeto com contribuições regulares. Actualmente, este apoio permite a construção de duas a três unidades de SWG por mês na Indonésia, custando cada uma delas 300 dólares. Contudo, o plano vai ainda mais longe: também na Índia, país de origem de muitos funcionários da WIKA Oriente Médio, este sistema visa ajudar as famílias a levar uma vida melhor. O planejamento já está bem encaminhado.


Deixe uma resposta