O monitoramento do filtro é uma tarefa central dos manômetros de pressão diferencial – a pressão diferencial aumenta assim que o filtro fica entupido. Os instrumentos de medição sinalizam assim quando o filtro precisa ser limpo ou substituído. A eficiência de tal solução pode ser ilustrada pelo exemplo dos manômetros WIKA da série DELTA-line no tratamento de água.

Com microinterruptor e display operacional – o manômetro diferencial WIKA modelo DPGS40 permite monitoramento seguro do filtro.

Com microinterruptor e display operacional – o manômetro diferencial WIKA modelo DPGS40 permite monitoramento seguro do filtro.

Na indústria da água, a osmose reversa é um processo amplamente utilizado para separar a água de substâncias indesejadas. Os sistemas de filtros correspondentes funcionam com membranas semipermeáveis.

Para monitoramento de filtros, um fornecedor internacional de soluções para tratamento de águas potável, industriais e residuais utiliza medidores de pressão diferencial WIKA modelo DPGS40 em suas fábricas na Alemanha. O instrumento mede a pressão em ambos os lados da membrana.

Intervenção oportuna no filtro

Além da exibição local da pressão diferencial, o manômetro possui um microinterruptor integrado. Isto envia um sinal de alerta ao centro de controle quando um valor limite definido é atingido. Isso permite que o operador providencie a limpeza ou substituição oportuna do filtro. Devido ao seu princípio de medição mecânico, o monitoramento do filtro também funciona de forma confiável em caso de falha de energia.

Monitoramento contínuo

A intervenção imediata no filtro é necessária por dois motivos. Em primeiro lugar: evita possível contaminação da água. Segundo: O operador economiza energia com a ajuda do monitoramento contínuo do filtro. Quanto mais sujo estiver um filtro, mais difícil a bomba terá de trabalhar para obter o fluxo de meio desejado.

Indicação integrada de pressão de trabalho

O cliente escolheu o manômetro da linha DELTA para monitoramento do filtro por outro motivo – por causa da indicação integrada da pressão de trabalho. Esta informação é importante para o gestor da instalação porque lhe permite tirar conclusões sobre o desempenho da respetiva bomba. Para obter essas informações sem a solução dois em um, ele teria que configurar um local de medição adicional.

Requisitos de medição adicionais

Além do monitoramento de filtros, os manômetros diferenciais da série DELTA-line são adequados para tarefas de medição de nível e vazão. Em diferentes versões, abrangem uma ampla gama de aplicações. Os instrumentos DPGx estão disponíveis com saída de sinal analógico e até dois microinterruptores. Todos têm aprovação ATEX. Existe também uma variante com certificação SIL e aprovação DNV-GL para aplicações marítimas.

Observação: Uma visão geral de todos os instrumentos da série DELTA-line pode ser encontrada em nosso folheto. Mais informações técnicas sobre os produtos podem ser encontradas nas linhas de produtos de manômetros e manômetros de contato no site da WIKA. Se você tiver alguma dúvida, seu contato terá prazer em ajudá-lo.


Deixe uma resposta