No espaço de um ano, muito foi alcançado na WIKA em termos de sustentabilidade para reduzir a pegada de carbono da empresa. Os dados foram recolhidos para o relatório de sustentabilidade e foram implementados projetos iniciais para alcançar uma maior sustentabilidade.
Um relatório de sustentabilidade é uma forma de uma empresa mostrar ao público o que ela representa e definir a sua posição em relação aos valores sociais, ecológicos e económicos. Uma diretiva da UE obriga o Grupo WIKA a produzir tal publicação em 2025 pela primeira vez. O relatório de sustentabilidade tem igual estatuto ao relatório anual e é também verificado por um auditor externo.
Que detalha a pegada de carbono em toda a cadeia de valor agregado
Parte do relatório de sustentabilidade trata da pegada de carbono. Esta métrica fornece uma medida das emissões de gases de efeito estufa causadas pela empresa e também por toda a cadeia de valor agregado do Grupo WIKA. Para isso, pela primeira vez, a WIKA pesquisou todas as empresas do grupo para obter um conjunto de valores de referência. Estes incluíram detalhes sobre o número de funcionários, consumo de energia e água, volumes de resíduos, frota de veículos e viagens de negócios.
Contudo, o relatório de sustentabilidade também inclui outras informações sobre a WIKA. Uma análise de materialidade identificou temas relevantes, incluindo o desenvolvimento de produtos sustentáveis, cuidados de saúde e segurança no local de trabalho, bem como a atratividade dos empregadores e o desenvolvimento de pessoal.
O primeiro relatório de sustentabilidade da WIKA é baseado no que é conhecido como padrão GRI (Global Reporting Initiative). O objetivo é aumentar o volume de dados e reduzir a pegada de carbono da WIKA. Será publicado em 2024.
A WIKA também está apoiando suas aspirações de sustentabilidade com pessoal adicional. Desde o início de 2023, todas as tarefas associadas estão a ser realizadas pelo novo departamento de Sustentabilidade e Conformidade Ambiental, que reporta à Qualidade Corporativa. Anteriormente, essa matriz de temas era tratada por uma equipe interdisciplinar.
Viagens de negócios sustentáveis, itens promocionais e material de escritório
Paralelamente à coleta de dados para este primeiro relatório de sustentabilidade, a WIKA está implementando projetos individuais que contribuem para a redução da sua pegada de carbono. Por exemplo, existe agora um guia na intranet para tornar as viagens de negócios mais sustentáveis.
Como os itens promocionais também transmitem os valores de uma empresa, a WIKA está progressivamente atualizando sua linha com alternativas sustentáveis. A título de exemplo, a dextrose agora só está disponível em embalagens de papel. O calendário do Advento é neutro para o clima. É feito de madeira FSC e seu interior plástico é feito de material totalmente reciclado. A bolsa WIKA agora é feita de material PET reciclado e é branca em vez de colorida. Apenas o logotipo e o endereço de internet estão impressos em azul.
Os materiais de escritório também devem se tornar mais sustentáveis. Um papel essencial é desempenhado por três fatores: material reciclado, certificação reconhecida e canetas recarregáveis. A WIKA também garante que todos os itens sejam “Made in Germany” ou que tenham sido produzidos com baixo teor de carbono.