Tecnologia pioneira no combate às alterações climáticas: a tecsis contribuirá para a redução da pegada ecológica das viagens aéreas. Como parte do programa europeu “Clean Sky”, os especialistas em força do Grupo WIKA estão colaborando com a Liebherr Aerospace para desenvolver um transdutor de força adequado para aplicações aeroespaciais.
Projeto da UE: Transdutor de força para acionamentos elétricos
O projeto apresenta um desafio especial. Os produtos para a aviação devem ser fabricados de acordo com requisitos extremamente rigorosos. As normas DO254 (diretrizes para o desenvolvimento de hardware eletrônico no ar) e DO160G (condições ambientais e procedimentos de teste para equipamentos de aviação), por exemplo, são aplicáveis aqui.
Os transdutores de força desempenharão um papel cada vez mais importante na fabricação de aeronaves no futuro. As máquinas são cada vez mais controladas por acionamentos elétricos. Eles estão substituindo os sistemas hidráulicos e pneumáticos de bordo comuns hoje. Os futuros projetos de aeronaves serão baseados no conceito de “Aeronave Mais Elétrica e Totalmente Elétrica”. Isto contribuirá para a redução do peso e uma melhor gestão energética através da redução das emissões de CO2 e NOX. Os transdutores de força são um componente importante desses acionamentos elétricos. Eles desempenham uma função fundamental no controle e monitoramento dos sistemas, por ex. no trem de pouso e nos flaps.
Inovação absoluta na aviação
Na implementação deste projeto, a tecsis pode aproveitar os seus muitos anos de experiência e o seu conhecimento abrangente no campo da tecnologia de sensores de força. O núcleo deste novo produto é uma tecnologia de sensor confiável em conjunto com componentes eletrônicos específicos para aplicações. No campo da tecnologia de medição, esta solução é uma inovação absoluta e constitui uma alternativa a produtos comparáveis no mercado.
Em colaboração com a Liebherr Aerospace, a tecsis assume total responsabilidade pelo desenvolvimento deste novo sensor. Um processo iterativo, ou seja, uma sequência contínua de etapas de melhoria e validações até o produto acabado, deve levar ao objetivo. Desta forma, a tecsis pretende fornecer até 2021 um transdutor de força que seja capaz de fornecer Nível de Prontidão Tecnológica (TRL) 5-6 e que forneça uma plataforma robusta para futuros desenvolvimentos.
Observação: Mais informações sobre nossos produtos de medição de força podem ser encontradas no site da WIKA. Se você tiver alguma dúvida, seu contato terá prazer em ajudá-lo.
Isenção de responsabilidade: o conteúdo deste artigo reflete apenas a visão do autor. A empresa comum Clean Sky não se responsabiliza pela utilização que possa ser feita das informações nele contidas.