Não existe medição de nível que seja igualmente adequada para todos os casos e aplicações. A seleção do método de medição depende de vários parâmetros, como a viscosidade do líquido, densidade, temperatura, constante dielétrica e condutividade. Outros fatores de seleção são os requisitos de precisão e a velocidade de reação às mudanças nos níveis. Na prática, são aplicados medidores de nível com flutuadores, com correntes Reed, com sistemas de radar e bypass. 

O sistema do tipo bypass funciona com base no princípio de “vasos comunicantes”. Na parte externa do depósito é instalado um tubo conectado na parte superior e inferior com o depósito. A conexão superior é usada para equalização da pressão.  

O controle de nível com esses instrumentos é fácil?

A medição é bastante simples. Dentre da boia no tubo há um elemento magnético e um indicador visual com rolos magnéticos é montado na parte externa da câmara. À medida que o nível do líquido dentro do depósito e, portanto, na câmara aumenta ou diminui, a boia sobe ou desce; os rolos magnéticos ou bandeiras do indicador respondem ao elemento magnético do flutuador girando e apresentando outra cor, normalmente vermelha. Assim, eles fornecem uma leitura exata in situ para realizar o controle de nível de líquido.

Montagem do indicador no tanque por meio de flanges

 

A boia utilizada na câmara de bypass possui um sistema de ímãs permanentes que transmite o nível do líquido sem nenhum contato para o indicador magnético montado na parte externa da câmara de bypass. Nela estão, separados 10 mm entre si, rolos plásticos ou bandeiras bicolores de aço inox com barras magnéticas.

Um campo magnético atua sobre os rolos que giram 180 ºC. Para um nível subindo de branco para vermelho e para um nível descendo de vermelho para branco.
O indicador do tipo Bypass mostra o nível de um depósito sem fonte de alimentação – exibido na forma de uma coluna vermelha.

   Vantagens da tecnologia bypass

  • Os indicadores magnéticos de nível das caixas indicadoras mostram o nível mesmo sem alimentação elétrica.
  • Excelente visualização direta

    Vantagens da tecnologia bypass

  • Visualização mecânica sem facilidade de transmissão para um posto de comando
  • A resolução é limitada pela distância dos rolos.
  • Se houver grandes diferenças de temperatura entre o bypass e o depósito, podem ocorrer erros de medição. Se a temperatura do líquido no tubo bypass for menor que dentro do depósito, é indicado um nível menor que dentro do depósito.  

Esquema de um indicador de nível do tipo Bypass

 

Este medidor visual é fácil de ler e pode incluir escala marcada com pés/polegadas, metros/centímetros ou porcentagem; também pode ser rotulado de acordo com os requisitos específicos do cliente. Podem ser fornecidas com diversas conexões ao processo, bem como ventes e drenos opcionais; isolamentos para altas temperaturas ou aplicações criogênicas, vapor ou traço elétrico, suportes reforçados para flanges ou versões para gás liquefeito são algumas das outras possibilidades que completam esta gama.

 



2 comments
  1. Raphael R. R.

    Favor enviar proposta para fornecimento de de uma unidade com comprimento entre as conexões de 1,80m e folheto técnico de instalação.

    +55 91 98353-1992

    DELIMA Comércio e Navegação Ltda.
    CNPJ: 05.089.961/0001-67

    • Aquila Kaemi Infanti

      Bom dia Raphael,

      Como vai?

      Nosso time de vendas entrará em contato com você!

      Muito obrigado


Post a comment