Mechanical pressure switches: Settings of the switch point

Os pressostatos mecânicos geralmente possuem um ponto de comutação configurado na fábrica. No entanto, alguns usuários desejam ter a opção de configuração por eles mesmos, pois as condições de pressão nas diversas aplicações podem variar. No caso de pressostatos com elemento de medição em modelos com foles, diafragma ou pistão, o ajuste manual do ponto de comutação, ponto de reinicialização ou histerese (dependendo do modelo) exige certo esforço. Mas não é um bicho de sete cabeças. Este artigo explica, passo a passo, como fazer isso.

Os usuários precisarão do seguinte equipamento: uma fonte de pressão (por exemplo, uma balança de peso morto), um manômetro de controle, um multímetro ou equipamento similar de controle, bem como uma ferramenta para o parafuso de ajuste (a WIKA fornece a chave Allen apropriada com seus instrumentos; uma chave de fenda convencional é suficiente para definir a histerese).

Configuração do pressostato mecânico modelo PSM02 da WIKA. A ligação dos pinos 1 e 3 (imagem reduzida) correspondem à função de contato “normalmente fechado” (NF) e a ligação dos pinos 2 e 3 seria para contato “normalmente aberto” (NA).

Configuração do ponto de comutação (switch point)

  1. Primeiro, conecte o pressostato na conexão da fonte de pressão e ligue suas conexões elétricas no multímetro.
  2. Gire o parafuso de ajuste completamente até o ponto de comutação. Isso configura o ponto de comutação no valor mais alto possível.
  3. Agora aplique a pressão desejada ao pressostato até que o manômetro de controle indique o valor.
  4. Em seguida, gire o parafuso de ajuste para fora até acionar o a lâmpada do multímetro.
  5. Em seguida, baixe a pressão até acionar o pressostato novamente e, então, aumente a pressão para verificar o ponto de comutação. Se necessário, o ponto de comutação deve ser corrigido girando o parafuso de ajuste. Repita o procedimento até alcançar o ponto de comutação desejado.

Configuração do ponto de reinicialização (reset point)

Em algumas aplicações, é configurado o ponto de rearme em vez do ponto de comutação, por exemplo, para monitoramento de pressão mínima. Aqui o procedimento é semelhante à configuração do ponto de comutação, mas sem girar o parafuso de ajuste.

  1. Aumente a pressão até acionar o instrumento.
  2. Em seguida, baixe a pressão até acionar o instrumento novamente e ajuste a posição do parafuso de ajuste de acordo. A regra aqui é:
    Ponto de ajuste < Valor real: Gire o parafuso para fora
    Ponto de ajuste > Valor real: Gire o parafuso para dentro

Configuração da histerese (somente em alguns modelos)

Para fazer isso, primeiro defina o ponto de comutação e, em seguida, verifique o ponto de rearme (veja acima). Dependendo do ponto de rearme, deve-se girar o parafuso de histerese para dentro ou para fora. O ponto de comutação deve então ser verificado, pois as alterações no parafuso de histerese também afetam o ponto de comutação.

Observação
Uma visão geral dos vários pressostatos mecânicos e mais informações técnicas podem ser encontradas no site da WIKA. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudá-lo.

Leia também nossos artigos
Pressostatos mecânicos vs. eletrônicos: Funcionalidade
Pressostatos mecânicos vs. eletrônicos: Áreas de aplicação


Deixe uma resposta