Pode demorar até três anos para transformar bactérias, vírus ou culturas de células em uma vacina. Uma vez que as vacinas são injetadas diretamente no corpo, a segurança e a pureza são a maior prioridade na produção. As demandas no equipamento da fábrica são igualmente altas, por exemplo, no monitoramento de pressão. Os manômetros com diafragma da série PG43SA da WIKA são feitos especificamente para isso.
Três modelos de manômetros disponíveis
Os manômetros higiênicos com componentes de vedação soldados e nivelados são adequados para o monitoramento da pressão em todas as áreas de produção de vacinas. Isso se aplica não apenas às estações iniciais e posteriores (“upstream” e “downstream”), mas também aos processos de suporte.
Existem três modelos com certificação 3A e EHEDG disponíveis:
- PG43SA-S
- PG43SA-D – com monitoramento de quebra do selo diafragma integrado
- PG43SA-C – compacto com conexão de processo traseira
A versão escolhida pelo usuário e o ponto do processo depende de seus requisitos de segurança e das condições de instalação, embora o modelo PG43SA-S já atenda a grande parte dos requisitos de monitoramento de pressão.
Indicação de situação crítica
Quanto mais a produção da vacina avança, mais valioso se torna o produto. Durante os processos de filtração posteriores (“downstream”), o futuro ingrediente ativo é cada vez mais purificado. Aqui, o monitoramento de pressão fornece informações decisivas para saber se os filtros ainda estão funcionando corretamente ou se estão entupidos e precisam ser substituídos. O modelo PG43SA-S com marcação vermelha do valor limite, por exemplo, permite que uma situação crítica seja detectada de forma inequívoca e rápida.
Instalação simples
A natureza compacta dos instrumentos também pode ser importante nesta tarefa; como exemplo, vejamos um sistema de filtração em um fabricante de vacinas na China: neste caso, uma bomba peristáltica transporta o ingrediente ativo para o filtro de cápsula por meio de uma mangueira. O problema de um espaço disponível muito apertado indicava a necessidade de um instrumento de medição pequeno, e o modelo PG43SA-C atendeu a essa necessidade.
O manômetro pôde ser facilmente conectado à mangueira antes e depois do filtro, pois sua conexão de processo é integrada à caixa – um design patenteado. Esta solução mostra ao operador se a bomba e o filtro estão funcionando normalmente. O PC43SA-C oferece uma boa visão desses aspectos. Portanto, também é adequado para monitoramento de pressão em tubulação vertical.
Os modelos da série PG43SA, como todos os manômetros com diafragma, em função de seu princípio mecânico, sempre indicam a pressão do processo de maneira confiável. Medem com alta segurança de sobrecarga, independente da energia elétrica. Isso atende aos requisitos de segurança, especialmente ao transportar os produtos intermediários e a vacina final, os quais são transportados em tanques móveis desde o biorreator por meio de sistemas cromatográficos e de filtração até o enchimento em ampolas.
Várias tarefas na mesma aplicação
Ao monitorar a pressão nos tanques, os medidores PG43SA realizam várias tarefas e, durante o transporte, é importante verificar se a pressão permanece constante. Este também é um teste de vazamento: uma pressão em queda pode significar uma válvula com vazamento ou uma vedação danificada. Depois de esvaziar o tanque no ponto de transferência, uma olhada no visor é importante para saber se ainda há pressão no tanque ou se ele pode ser aberto sem perigo. O mesmo se aplica ao monitoramento da pressão durante a limpeza do tanque e ao teste de pressão antes do reabastecimento.
Em tanques, além da qualidade de medição descrita, outra vantagem dos manômetros com diafragma vem à tona: os medidores funcionam com uma célula de medição “seca”. Isso elimina o risco de contaminação do produto por um fluido de enchimento do sistema, como é o caso dos sistemas convencionais de vedação por selo diafragma. Desta forma, evitam-se danos que podem custar milhões.
Maior minimização de risco
Nestes processos sensíveis e outros semelhantes, o modelo PG43SA-D ajuda a minimizar ainda mais os riscos para a vacina. O instrumento possui um monitor de quebra do selo diafragma com indicador vermelho / branco. No caso improvável de quebra do dispositivo de medição robusto devido a condições extremas de processo ou influências mecânicas adversas, a função de monitoramento reporta imediatamente o dano por meio de um indicador “vermelho”. Uma segunda barreira no instrumento mantém a separação entre processo e ambiente.
Adequado para CIP/SIP e autoclavável
A confiabilidade do processo na produção de vacinas inclui a limpeza sem resíduos do equipamento após cada lote. Devido ao seu design higiênico, os manômetros com diafragma da série PG43SA são adequados para processos de limpeza CIP/SIP e são todos autoclaváveis.
Obs.:
Para uma visão geral e informações técnicas dos manômetros higiênicos com diafragma da série PG43SA, visite o site da WIKA. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudá-lo.
Leia também nossos artigos
Selo de Proteção: do setor farmacêutico ao alimentício
Manômetro higiênico: Proteção IP68 apto para limpeza externa
Veja mais informações sobre os instrumentos PG43SA no vídeo a seguir: