A invenção da bomba foi um grande avanço para a humanidade, pois simplificou significativamente o abastecimento de água potável. Com a crescente demanda por um abastecimento estável de água, sem variações de pressão e, também, por eficiência energética nos edifícios, agora, as bombas são utilizadas como bombas de reforço (também conhecidas como bombas impulsionadoras ou pressurizadoras). Este artigo explica de forma breve e sucinta a função da bomba, sua operação e a utilidade dos pressostatos no processo.
Para que são necessárias as bombas de reforço?
Uma bomba de reforço aumenta a pressão baixa da água, melhorando a vazão. Ela fornece um impulso extra para levar a pressão da água ao nível desejado. As bombas de reforço são frequentemente usadas em dutos para aumentar a pressão e conduzir o líquido até a próxima bomba, bem como para bombeamento em residências ou edifícios comerciais. Um vaso de expansão é utilizado para ampliar um sistema de aumento de pressão, pois estabiliza e melhora a pressão da água.
A figura oferece uma visão geral dos diferentes pontos de medição em um sistema de aumento de pressão:
1 Pressão de entrada – Pressão
2a Proteção contra operação a seco – Pressão
2b Proteção contra operação a seco – Nível
3 Pressão de saída – Pressão
4 Desempenho da bomba – Pressão diferencial
Como funciona uma bomba de reforço?
As bombas de reforço são selecionadas com base nas demandas da aplicação. Em vez de optar por uma bomba grande, considere adquirir várias bombas com potência menor. As bombas de reforço possuem um impulsor que move a água da entrada até a saída e um motor faz os impulsores girarem.
As bombas diferem na forma como puxam a água para dentro e para fora. Algumas utilizam uma hélice giratória, outras usam um diafragma oscilante ou outros modelos de bomba.
O que fazem os pressostatos mecânicos na bomba de reforço
Os pressostatos mecânicos nas bombas de reforço são usados para o controle e monitoramento direto das funções de segurança, a fim de proteger as bombas com pressão de entrada insuficiente contra operação a seco. Um exemplo disso é o pressostato WIKA PSM-520.
Como funcionam os pressostatos mecânicos?
O elemento de pressão do pressostato é um fole flexível que funciona contra um mecanismo de mola com uma força de pré-carga ajustável. No mecanismo de mola, há um braço de contato para acionar o contato da chave comutadora. O pressostato é acionado tão logo a força gerada pela pressão no elemento de pressão for maior do que a força de pré-carga definida.
Observação
Mais informações sobre nossas diversas soluções de medição para bombas e sistemas estão disponíveis no site da WIKA. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudá-lo.
Leia também nossos artigos
Pressostatos mecânicos vs. eletrônicos: Como configurar o ponto de comutação?
Pressostatos mecânicos vs. eletrônicos: Funcionalidade
Mais artigos de blog sobre pressostatos mecânicos