A Parte I do artigo “Pressostatos mecânicos vs. pressostatos eletrônicos” discutiu detalhadamente os princípios de funcionamento desses dois pressostatos. Isso nos deixa com a seguinte pergunta: Quando usar um pressostato mecânico ou eletrônico?

Pressostatos mecânicos

Os Pressostatos mecânicos são frequentemente utilizados onde o preço é um dos principais pontos e onde os contatos de chave única são o único requisito. Também em aplicações críticas de segurança, onde se trabalha com uma proteção de segurança redundante, dormente durante a maior parte do tempo, mas fornecendo um sinal de comutação instantâneo quando a pressão cruza a pressão de ponto de comutação crítica predefinida, eles são regularmente utilizados. No entanto, para controle do processo, eles não são a primeira escolha em sistemas eletrônicos, já que os comutadores mecânicos são frequentemente afetados pelo desgaste mecânico, causando desvio ou falha prematura.
                                                                                   VS

Pressostatos eletrônicos

Os Pressostatos eletrônicos são utilizados onde múltiplos pontos de comutação, estabilidade e flexibilidade de controle são importantes. Eles são ideais para equipamentos automatizados e equipamentos de controle onde os transmissores programáveis são preferidos, já que a configuração do ponto de comutação desejado pode mudar ao longo dos anos.

Sempre que for necessário um sinal de saída analógico adicional, uma indicação local em display ou um ajuste flexível/programação, os pressostatos eletrônicos são a melhor principal. A consideração desses fatores pode ajudá-lo a escolher entre pressostatos mecânicos e pressostatos eletrônicos.

Além disso, essa diferença é, em muitos aspectos, não apenas relevante para os pressostatos, mas também se aplica aos transmissores de temperatura, nível e vazão.

Se você precisa de ajuda para selecionar uma solução de comutação apropriada para sua pressão, temperatura ou medição de nível, sua pessoa de contato terá prazer em ajudá-lo.

Encontre aqui informações dos produtos: Pressostato WIKA.
Dê uma olhada no nosso pressostato eletrônico PSD-4.



Deixe uma resposta