A medição de pressão na produção de PBAT, um plástico biodegradável, enfrenta um desafio especial: temperaturas de até 330 °C prevalecem no processo. Para um produtor de PBAT, portanto, a WIKA projetou um transmissor de processo modelo IPT-20 com selo diafragma embutido e uma peça de conexão longa.

O tereftalato de adipato de polibutileno, abreviadamente PBAT, é um copolímero do grupo do poliéster. O plástico pode substituir o polietileno e é totalmente biodegradável. O PBAT contribui assim para uma maior sustentabilidade. Entre outras coisas, pode ser usado para fazer lonas protetoras para agricultura e jardinagem, sacos de compostagem, sacolas de compras e descartáveis ​​médicos.

Monitoramento de pressão durante a esterificação e polimerização por fusão

As etapas do processo de produção incluem esterificação e polimerização por fusão. Nestes dois processos, o cliente da WIKA, uma empresa petroquímica, utiliza o transmissor IPT-20 para monitoramento de pressão.

Correspondendo à tarefa, a WIKA forneceu aos instrumentos três faixas básicas de medição: 0… 16 bar, 0… 40 bar e 0… 250 bar. As faixas de medição exatas podem ser definidas para este tipo de transmissor usando a função turndown. Isso significa que o sinal de saída é distribuído apenas na faixa escalonada. Assim, os valores medidos podem ser determinados com mais precisão.

Elemento de conexão como elemento de resfriamento

Suporta temperaturas de até 330 °C: Unidade de medição com transmissor de processo IPT-20.

Suporta temperaturas de até 330 °C: Unidade de medição com transmissor de processo IPT-20.

A medição de pressão na produção de plásticos, no caso do PBAT, está sujeita a temperaturas de processo entre 100 °C e 330 °C. Por esta razão, a WIKA projetou uma unidade de medição que consiste em um IPT-20, um selo diafragma embutido e uma peça de conexão de 200 mm de comprimento. Devido ao seu comprimento, o elemento de conexão atua como elemento de resfriamento. Assim, o instrumento de medição permanece protegido contra efeitos adversos causados ​​pelas altas temperaturas do processo. Todo o design também é minimizado em volume para reduzir ao mínimo quaisquer efeitos de erro de temperatura durante a medição e, assim, alcançar a melhor precisão possível.

O plástico é altamente viscoso nos pontos de medição de pressão

Nos pontos de medição do IPT-20, o plástico apresenta uma forma altamente viscosa. O selo diafragma, combinado com o transmissor, é portanto implementado com um diafragma embutido. Como resultado, permite a medição da pressão sem o risco de aprisionamento do meio.

Observação: Detalhes técnicos do transmissor de processo modelo IPT-20 estão disponíveis no site da WIKA. Lá você também encontrará uma visão geral de outros produtos e soluções para os setores da indústria química e da indústria petroquímica, bem como um folheto para download. Se você tiver alguma dúvida, seu contato terá prazer em ajudá-lo.



Deixe uma resposta