calibração de manômetro

No uso geral, o termo “verificação” é muitas vezes confundido com “calibração”. Ao contrário da calibração, por exemplo na calibração de manômetros, onde é estabelecido o erro e a incerteza de medição associada de um instrumento ao compará-lo a um padrão certificado a partir de uma norma; a verificação metrológica é uma atribuição do INMETRO que, através dos órgãos delegados, efetua o controle de equipamentos e instrumentos com o objetivo de garantir a credibilidade das medições.

Para uma série de instrumentos de medição, são definidas exigências regulamentares, através de Regulamentos Técnicos Metrológicos (RTM), para assegurar um nível adequado de credibilidade nos resultados de medições. Esta credibilidade é especialmente necessária onde quer que exista conflito de interesse ou onde quer que medições incorretas levem a riscos indesejáveis aos indivíduos ou à sociedade. Incluem-se nessa categoria os medidores de água, balanças comerciais, bombas de gasolina, instrumentos de medição via radar, equipamentos para os gases de escapamento dos automóveis e muitos outros. Além disso, os manômetros só devem ser verificados se a sua adequação (por exemplo, devido a uma exatidão de medição específica) serve para proteger a saúde e a segurança das pessoas ou para medições associadas com a livre circulação de mercadorias.

Visão geral das diferenças entre verificação e calibração

VerificaçãoCalibração

Regulamentos Técnicos Metrológicos – RTM (Portaria INMETRO nº 163):

    • Verificar se o instrumento possui placa com as inscrições obrigatórias
    • Verificar a integridade da marca de verificação da marca de selagem
    • Verificar se o instrumento não sofreu modificações evidentes e alterações de suas características metrológicas

Rede Brasileira de Calibração (Portaria INMETRO nº 232):

    • Determina o desvio da medição no instrumento de medição
    • Desvio da medição entre a indicação do valor medido e o valor de referência é registrado
    • Resultados de medição confiáveis com rastreabilidade a padrões internacionais

Fonte: IPEM (Instituto de Pesos e Medidas)

Se sua necessidade é a calibração de manômetros, a WIKA possui um laboratório acreditado e pode prestar serviços de calibração de manômetros para sua empresa, entre outros serviços. A calibração de manômetros atende a norma NBR ISO/IEC-17025 e aos requisitos da Cgcre – INMETRO.

Nota
Os laboratórios de calibração WIKA são acreditados pelo CGCRE (RBC/INMETRO) conforme norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, nas seguintes grandezas: dimensional, pressão e temperatura. Se você está interessado em nossos serviços, entre em contato em laboratorios@wika.com.br.



Deixe uma resposta